Bem vindos!


RAR é modelo na adoção de ações sustentáveis na área agroindustrial


Empresa com sede em Vacaria, no Rio Grande do Sul, vem desenvolvendo ações de manejo e sustentabilidade há mais de dez anos, mantendo a excelência na produção de maçãs e laticínios.

A RAR, empresa fundada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, sempre teve como um dos pilares de atuação o cuidado com o meio ambiente. Mas há cerca de 20 anos, a empresa passou a investir com mais ênfase em ações com foco na sustentabilidade e hoje todas as atividades desenvolvidas pela RAR são realizadas com base na sua responsabilidade ambiental, desde a preservação dos recursos naturais, aumento da biodiversidade e reciclagem total dos resíduos gerados, além de investimento em iniciativas como a produção de biogás e de energia solar.

Existe um planejamento ambiental sistemático, que se aplica a todas as áreas produtivas da empresa. “Por estar inserida no segmento do agronegócio, é condição fundamental para a RAR, manter preocupação constante com a preservação do meio ambiente. Além disso, investimos em educação ambiental, pois acredita que só o conhecimento e a conscientização são capazes de gerar uma mudança no comportamento humano”, afirma o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa. Ele conta que a empresa utiliza o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e possui setores específicos para classificação, armazenamento e descarte correto dos resíduos gerados pela produção de todos os produtos.

“Nosso modelo de produção e consumo se baseia no próprio ciclo da natureza, seguindo o curso natural dos elementos. Para atuar sinergicamente, a empresa implantou uma cultura que assegura unidade de pensamento e ação comum a todos os profissionais envolvidos no processo”, explica Sergio.



Atualmente, as ações de sustentabilidade da RAR estão baseadas em seis pilares: biodiversidade, manejo das águas, manejo de resíduos, manejo do solo, uso de energias alternativas e produção integrada. Entre as ações, destaca-se um levantamento da fauna e flora presente nas fazendas, realizado em 2003, que estabeleceu ações para aumentar sua biodiversidade. Aliadas à conscientização de um senso de preservação entre os colaboradores, as ações resultaram em um aumento de mais de 100% nos índices de biodiversidade, passando de 86 espécies para 175 em 2014.

A empresa devolve ao meio ambiente 100% da água que utiliza, em condição igual ou superior, com prevenção ao desperdício em toda a cadeia de produção, a partir de ações para separação de resíduos químicos e físicos na água que depois é utilizada para e limpeza de tratores, pulverizadores e caixas de tratamento. Há estação de tratamento acoplada às máquinas de classificação no Packing House e recolhimento de água da chuva, através dos telhados para utilizar na limpeza em geral. Além disso, a empresa trabalha para manter o solo o mais próximo possível de seu estado químico e físico natural, a fim de perpetuar o seu potencial produtivo. Ações como manter os corredores dos pomares relvados, utilizar composto orgânico e manutenção de matas e morros próximos aos locais da produção são essenciais nesse processo.

RAR

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 17 rótulos entre vinhos e espumantes.

___________________________________________
Fonte e imagens: Camejo Estratégias em Comunicação  www.camejo.com.br
RAR é modelo na adoção de ações sustentáveis na área agroindustrial RAR é modelo na adoção de ações sustentáveis na área agroindustrial Reviewed by Empresas S/A on 07:46 Rating: 5

Nenhum comentário: