Bem vindos!


Kudo Cards evoluem, ganham plataforma virtual e premiam os colaboradores que mais se destacaram



Prática inspirada no Management 3.0 reconhece e mérito de uma ação, trabalho ou entrega no Grupo DB1

O Management 3.0, parte da cultura ágil, busca engajar os colaboradores e, assim alavancar o crescimento do negócio, com foco em um objetivo comum: entregas rápidas, eficazes e ágeis para a criação de feitos incríveis.

E foi inspirada nessa forma de gestão que o Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com escritórios no Brasil, Argentina e Estados Unidos, implementou há alguns anos os Kudo Cards, que visam reconhecer periodicamente aqueles colegas de empresa que realizam feitos incríveis. Profissionais que não fazem apenas o possível, mas que escolhem dia a dia, fazer o melhor por si, pelos demais e pela organização.

Os Kudos representam aplausos, reconhecimento, elogio, enaltecimento, crédito, louros, respeito e respaldo.

Da primeira implementação dos Kudos até hoje, a empresa evoluiu, cresceu e criou um Código de Cultura próprio, que pode ser descrito como o jeito de ser da DB1. O código guia as atitudes dos colaboradores e delimita fronteiras do que é certo ou errado para o grupo, cuidando para que cada envolvido seja iluminada pela experiência de trabalhar em um grupo de pessoas extraordinárias.

Nesta evolução, os Kudos também ganharam um lugar especial na estratégia da empresa quando dois colaboradores do Grupo DB1, Luiz Américo Alves Filho e Ramon Teixeira, decidiram criar uma plataforma digital para reconhecer os colegas e incluir aqueles que trabalham remotamente ou em outras sedes da empresa.

“Quando pensei em implementar uma ferramenta que possibilitasse o reconhecimento de membros da equipe de forma digital, não achei que fosse ter tanta aderência. Tanto que no começo eu fazia todos os Kudos na "mão" porque acreditava que teríamos poucos membros. Em menos de duas semanas eu já tinha feito mais de 30 Kudos para uma equipe de 20 pessoas. Foi nessa hora que eu pensei: "Preciso de um desenvolvedor". Em pouco menos de duas semanas tínhamos montado um MVP e os Kudos estavam sendo gerados forma automática e exibidos em tempo real! Hoje vejo o grande poder que o ato de agradecer um colega de trabalho tem, comenta Luiz Américo Alves Filho, analista de testes do Grupo DB1.

Os cards agora fazem parte do Kudo Mundo e são aplicados de acordo com os pilares da cultura da DB1. Ou seja, os colaboradores reconhecem os feitos de seus colegas e escrevem cartões virtuais para agradecer, parabenizar e recompensar as atitudes do outro, seja na forma de um novo ensinamento, de uma contribuição para o projeto ou até do café passado no final de tarde.

Dessa forma, no fim do ano, os colaboradores que receberem kudos serão indicados para avaliação da banca e concorrerão ao prêmio de destaque na premiação DB1 Awards.

Os pilares do Código de Cultura da DB1 presentes nos cards incluem:

  • Locus of Control: que é se auto responsabilizar por tudo, não só pela parte que lhe cabe. É ter coragem de fazer as coisas acontecerem com autonomia e responsabilidade e contribuir com tudo que está ao seu alcance. É ter comprometimento e estar sempre motivado a seguir em frente.
  • Energy: a energia é o combustível que move a DB1. É colocar o ritmo certo nas atividades e na equipe. Aquele esforço extra de se empenhar para conquistar os objetivos e superar desafios, entregando coisas incríveis que muitos não seriam capazes de entregar. É fazer algo que traga orgulho do feito e de toda a empresa.
  • Be Fair, Do Right, Don’t Hide: é para quem age com verdade e tem a consciência acima do benefício próprio imediato. Quem é DB1 age com justiça, reconhece o mérito daqueles que fazem além do ordinário, o extraordinário. Reconhece e valoriza o que é certo com transparência, confiança e credibilidade.
  • Do Awesome Things: fazer o extraordinário e se orgulhar de seus feitos, é o brilho nos olhos pela expectativa superada. Saber que a velocidade não se sobrepõe ao esmero. É fazer bem feito sempre para superar as expectativas dos clientes e arrancar um “WOW!” com o fruto do trabalho.
  • Team Spirit: é viver verdadeiramente o lema “missão dada é missão cumprida”. É estar unido na conquista de um objetivo claramente definido e que engaja. É poder contar uns com os outros. É fazer algo extraordinário e ser reconhecido pelo esforço. É receber ajuda e não ser abandonado. É ter um diálogo aberto e franco, uma relação saudável e feedbacks constantes.
  • To Infinity and Beyond: é acreditar que tudo pode ser melhorado, mesmo que ainda não saiba como. É acreditar que errar faz parte do processo de aprendizagem e da vida daqueles que ousam superar os desafios o tempo todo. É mudar o que precisa, reinventar o que está bom e inovar continuamente. É gerar valor através de entregas e soluções extraordinárias, simples e sofisticadas.
  • You Matter: é ser único com suas qualidades, defeitos e capacidades. É ser respeitado como e pelo que você é e respeitar os outros como eles são. É não negar que ainda precisa e quer evoluir, e está emprenhado para isso. É ser profissional, mas também amigo.
De acordo com Camila Bueno Guimarães, gerente de atendimento do Consignet e membro do CBPGP - Conselho de Boas Práticas de Gestão de Pessoas do Grupo DB1, “a prática do Kudo Mundo fomenta ainda mais a cultura de feedback em todos os times do grupo, reforçando ainda mais nossos pilares de cultura de uma forma criativa e acessível a todos”.

A banca, composta por diretores, representantes da área de Gestão de Pessoas e pelo CBPGP, verifica as evidências coletadas por meio dos Kudos e valida os principais destaques para participação da votação de destaque do ano em cada pilar da cultura DB1.

Desde que a plataforma Kudo Mundo foi implementada, 3380 Kudos foram distribuídos entre os 596 colaboradores cadastrados em todos os Mundos da DB1. Hoje a plataforma tem um total de 26 Mundos cadastrados e o recorde até o momento é de 42 Kudos para um mesmo colaborador.

O projeto Kudo Mundo está em fase final de desenvolvimento para ser disponibilizado no início de 2021 às empresas interessadas em reconhecer e reverenciar grandes feitos de suas equipes de forma digital. Os interessados em conhecer mais sobre a plataforma, podem entrar em contato com Luiz.filho@db1.com.br.

Sobre o Grupo DB1:

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá - PR - Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, oferecendo software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B). Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade, as empresas do grupo são líderes de mercado, como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 10 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte da cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.

Mais informações: https://www.db1group.com/

_________________________________________
Fonte e Imagem: Neris Comunicação

Kudo Cards evoluem, ganham plataforma virtual e premiam os colaboradores que mais se destacaram Kudo Cards evoluem, ganham plataforma virtual e premiam os colaboradores que mais se destacaram Reviewed by Empresas S/A on 07:35 Rating: 5

Nenhum comentário: