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Autores de livros de negócios acompanham as tendências de mercado e mudam sua forma de conversar com o leitor

     

Novas modalidades de negócios exigem um novo tipo de linguagem nos livros

É possível afirmar que o mundo dos negócios está em constante transformação, as tecnologias emergentes e a evolução comportamental das pessoas colaboram para que novos modelos de trabalho sejam implantados nas empresas.

A humanização no ambiente corporativo segue como uma tendência em ascensão principalmente nas médias e grandes empresas, que a cada dia, vêm adotando medidas que elevam a satisfação dos colaboradores e, como consequência, o aumento dos lucros em seus negócios. O fato é que a valorização dos colaboradores e do trabalho em equipe tornou-se uma prioridade estratégica.

A proximidade dos líderes de seus liderados está cada vez maior e a horizontalização das relações no ambiente de trabalho abrem caminhos para uma comunicação mais assertiva e fluida, baseada em feedbacks sinceros e construtivos de ambas as partes. As relações no ambiente de trabalho tendem mais informais.

A informalidade dessas relações é refletida também, na literatura de negócios. “É possível perceber uma mudança no perfil do conteúdo dos livros deste segmento. Cada vez mais, tenho percebido que os autores deste segmento estão investindo em uma linguagem menos complexa, técnica e formal. Os textos estão voltados para uma linguagem que crie mais conexão, vínculo com o leitor”, afirma Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais 16 anos de experiência no mercado editorial.

Os leitores que buscam as obras de negócios são profissionais que desejam conteúdos menos teóricos e mais práticos que contribuam para solução de problemas ou aproveitamento de oportunidades que vivem em seu dia a dia de trabalho. “O leitor de livros de negócios está cansado daqueles livros de leitura maçante, formal e teórico-reflexivos demais. Ele busca utilidade e aplicabilidade do conteúdo ao seu dia a dia. À medida que lê, ele já quer colocar em prática o que aprendeu em sua empresa. Por isso, é imprescindível que os bons livros tragam cases, exemplos de boas e más práticas, metodologias, ferramentas de trabalho, exercícios etc. que levem o leitor a embarcar na jornada junto com os autores de uma forma mais leve e interessante”, destaca.

De acordo com Villela, “Os conceitos e teorias não devem ser abandonados. Devem, sim, ser trazidos nos livros pelos autores de forma mais sucinta e transmitidos por meio de um storytelling adequado. É muito saboroso para o leitor ter contato com teorias e conceitos transmitidos em primeira pessoa através de uma boa história: o seu interesse e fixação do conteúdo é muito maior em comparação a um texto tradicional que foi escrito, por exemplo, em terceira pessoa e com palavreado técnico.” conclui.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.

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Fonte: Digital Trix
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

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