Bem vindos!


Conheça os principais hábitos dos mentores bem sucedidos

       

Por Cláudio Brito

Mentoria é uma palavra que está em alta. Esse termo vem sendo massificado por diversos profissionais e é claro que algumas pessoas se posicionam de maneira mais séria e comprometida com relação a isso, de forma que fique evidente na postura do profissional.

Com isso, depois que acompanhar mais de 2500 mentores é possível distinguir os que estão alinhados à profissão e aqueles que não estão envolvidos plenamente com a arte de mentorar e acompanhar profissionais rumo ao sucesso. Para isso, existem alguns hábitos que fazem toda a diferença, levam ao crescimento e ajudam a obter mais concentração. Conheça alguns deles.

Meditação: ao não praticar a meditação, os resultados de um mentor podem ser muito aquém do esperado. Isso pode ocorrer pois, mesmo com toda a experiência e bagagem, o corpo necessita de tempo e relaxamento, que pode ser adquirido com a prática.

O início pode ser difícil especialmente devido à concentração exigida pelo método, mas uma boa dica para começar é ter um ponto de visão fixo durante a atividade. Com os olhos fixos, passe a analisar o local com cuidado por alguns minutos e, enquanto os pensamentos correm na mente, tente descartá-los e foque no ponto escolhido.

É comum que os indivíduos cercados por muitas informações e pessoas tenham maior dificuldade, mas a consistência leva ao sucesso. Costumo meditar no início e no meio do dia, o que traz mais tranquilidade e energia para seguir com o trabalho.

Atividade física: realizar exercícios físicos funciona como uma maneira de esclarecer situações e até mesmo limpar a mente. A produção de endorfina, além de causar prazer, também ajuda em questões de foco e concentração.

Independente da prática escolhida (corrida, natação, musculação, etc.), todas resultam em maior produtividade e qualidade de vida. A melhor maneira de começar, mesmo para os sedentários, é com a caminhada, um exercício simples e que não exige grandes preparações.

Também é importante iniciar sem tanta pressão ou atividades pesadas, uma vez que ela precisa se tornar um hábito agradável e que permita o rendimento no trabalho e na vida pessoal também. Busque por práticas que se encaixem no seu estilo de vida.

Alimentação:
cuidar da alimentação é fundamental para ter bons resultados tanto no trabalho como na vida pessoal. Eu, por exemplo, passei a ingerir menos carne vermelha, pois entendo que o meu corpo funciona melhor dessa forma. É preciso observar o comportamento do corpo de acordo com a alimentação, visto que muitas vezes comemos por prazer e não para saciar a fome de fato.

Nenhum dos hábitos mencionados é ligado somente a mentoria, mas todos são importantes para realizar um bom trabalho e ter mais qualidade de vida. Cuidar do próprio corpo também é uma forma de tratar a mente e, consequentemente, oferecer o melhor para os mentorados.

_________________________________________
      

Autor: Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup
Sobre Global Mentoring Group: O programa de mentoring, da GMG, é baseado nos grandes centros mundiais de estudo e desenvolvimento como MIT, Stanford, Harvard e nos processos de aceleração de startups do Vale do Silício, consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um menos experiente (mentee ou mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento, que tem como objetivo provocar insights no mentee e é utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira, quanto quem precisa se destacar no cargo em que ocupa, um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando, ou vai enfrentar, novos desafios na empresa ou fora dela.
Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup
Fonte e foto: Carolina Lara - www.carolinalara.com.br
Imagem de Tumisu por Pixabay

Conheça os principais hábitos dos mentores bem sucedidos Conheça os principais hábitos dos mentores bem sucedidos Reviewed by Empresas S/A on 08:44 Rating: 5

Nenhum comentário: