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Clientes internos e externos: a essência destes stakeholders no sucesso empresarial

   

Por Cassi Klebis

Quando falamos em clientes, é natural pensar nos consumidores finais, naqueles que compram produtos ou serviços. No entanto, há uma distinção crucial a ser feita no mundo empresarial: clientes internos e externos. Ambos desempenham papéis fundamentais no funcionamento de uma organização, e compreender essa diferença é essencial para o sucesso do negócio.

Os clientes externos são os consumidores finais, representando o público-alvo que a empresa visa atender. Se, por exemplo, você vai a uma lanchonete para comprar um hambúrguer, você se torna o cliente externo dessa lanchonete, aquele que realiza a compra e consome o produto.

Porém, há outro tipo de cliente: o cliente interno. Os clientes internos são as pessoas com as quais você interage no ambiente de trabalho, como superiores, colegas de outros departamentos, liderados ou até mesmo colegas do seu próprio setor. Voltando ao exemplo da lanchonete, o cozinheiro é um cliente interno do garçom, pois o garçom tem que passar as informações corretamente para que o cozinheiro possa produzir o lanche, assim como o garçom é cliente interno do caixa, que recebe as informações para poder fazer a cobrança do cliente externo pelo lanche que ele consumiu. Assim, no ambiente profissional, as pessoas que colaboram para a realização das atividades são consideradas clientes internos umas das outras.

Neste cenário, tanto consumidores finais quanto colaboradores, são considerados stakeholders do negócio. Os clientes externos impulsionam a receita e o sucesso da empresa ao adquirirem produtos ou serviços. Por outro lado, os clientes internos formam uma rede interconectada de colaboradores, onde cada interação e comunicação eficiente são vitais para o bom funcionamento organizacional.

A compreensão da dualidade entre clientes internos e externos é estratégica para a eficiência e o crescimento sustentável de qualquer negócio. Enquanto os clientes externos são a base da receita, os clientes internos são a espinha dorsal da eficiência operacional.

Investir em ambas as frentes é imperativo. Proporcionar uma experiência positiva para os clientes externos é essencial para a fidelização e construção de uma reputação sólida no mercado. Ao mesmo tempo, promover uma cultura organizacional que valorize os clientes internos, incentivando uma comunicação clara e colaboração eficaz, é importante para o aumento da produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.

Portanto, clientes internos e externos são partes integrantes e interdependentes de uma empresa. Reconhecer a importância de ambas as categorias de clientes é o primeiro passo para construir uma base sólida e garantir o sucesso a longo prazo. Ao compreender que todos são stakeholders, as empresas podem criar estratégias mais abrangentes e eficazes para prosperar em um ambiente de negócios dinâmico e desafiador.

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Autora: Cassi Klebis é empresária e CEO da 3DK Consultoria e Comunicação, gestora, mentora e consultora em gestão empresarial, administrativa, financeira, estratégica, contratos, equipes, gerenciamento de conflitos, mapeamento de processos, elaboração de manuais de procedimentos, gestão de conflitos, planejamento, sistemas de gestão de Qualidade e instrutoria especializada. Auditora Interna de ISO 9001 e PBQP-H. Consultora e Instrutora do Sebrae-TO. Mentora e Coach profissional ISOR. Criadora e apresentadora do Podcast Empresas S/A Educação Empreendedora, veiculado na Rádio UFT FM e disponível no Spotify. Criadora do Método BE, escreveu o livro Os Portais do Autoconhecimento, lançado na Bienal do Livro de São Paulo. Saiba mais em www.3dk.com.br
Fonte, foto: 3DK Consultoria e Comunicação
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
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