Bem vindos!


98% de todos os ataques cibernéticos começam com engenharia social, mas Appdome lança a primeira ferramenta do mundo capaz de combatê-los

     

Primeira defesa em tempo real do mundo da Appdome contra ataques de engenharia social em apps pode reduzir danos milionários a empresas e usuários

Engenharia Social, em termos simples, é o ato de enganar as pessoas para que obtenham informações confidenciais ou tomem ações prejudiciais. Os cibercriminosos agem de forma sutil e persuasiva por meio de aplicativos móveis, explorando a confiança dos usuários, seja por meio do controle remoto da área de trabalho, desvio do FaceID, instalação de aplicativos maliciosos, troca de SIM ou até mesmo Vishing (chamadas de voz fraudulentas e enganosas) para explorar a vulnerabilidade humana em busca de informações valiosas.

Com base na Porplusec, 98% de todos os ataques cibernéticos começam com engenharia social. “Há um enorme problema social e empresarial que é amplamente divulgado em todo o mundo. Fraudes como essa causam enormes prejuízos financeiros às empresas, multas e grandes danos à imagem e confiabilidade da marca. Além disso, é preciso pensar no consumidor, pois as pessoas afetadas pelo golpe também sofrem grandes perdas financeiras”, explica Tom Tovar, CEO e cofundador da Appdome, balcão único para defesa de aplicativos móveis.

De acordo com o relatório Global Consumer Expectations de 2023 da Appdome, 74% dos usuários deixariam de usar um aplicativo móvel se ele sofresse uma violação. “Esses ataques minam a confiança geral nas plataformas digitais. As marcas que investem no reforço da segurança das suas aplicações estão investindo na tranquilidade dos seus utilizadores e a ajudar a fidelizar”, garante Tovar.

Vishing: como podem ocorrer ataques de engenharia social com usuários e aplicativos móveis

Imagine que uma avó está fazendo compras no aplicativo móvel da sua loja de roupas favorita e recebe uma ligação de uma pessoa mal-intencionada se passando por funcionária daquela loja, convencendo-a a baixar outro aplicativo, exclusivo para clientes fiéis. Ao baixar um aplicativo móvel falso ou compartilhar dados confidenciais com o golpista, a avó acaba de cair em um ataque de vishing.

Vishing refere-se a ataques de voz como este, em que criminosos usam ligações para enganar as vítimas. Esta tática enganosa envolve frequentemente mensagens convincentes, como alertas falsos de instituições financeiras, retalhistas ou empresas conceituadas, levando as pessoas a partilhar informações sensíveis, como senhas e dados bancários, por telefone, potencialmente roubando informações pessoais e dinheiro. Ou os invasores fazem com que o usuário móvel instale outros aplicativos maliciosos que podem roubar sua identidade, cartões de crédito ou dinheiro.

A relevância deste tipo de ataque para a população é significativa, pois qualquer pessoa que possua um celular pode ser o alvo. Sem conhecimento ou treinamento adequado, é fácil para qualquer pessoa, de qualquer idade, cair na armadilha do Vishing.

Appdome: a primeira ferramenta para combater ataques de engenharia social

A Appdome é a primeira empresa do mundo a desenvolver e lançar uma ferramenta focada na prevenção de golpes de engenharia social. As empresas poderão agora implementar esta tecnologia e proteger os seus clientes móveis. É um grande passo no setor tecnológico, especialmente quando o número de ataques continua a crescer em todo o mundo.

Ao utilizar um aplicativo, caso o usuário receba uma chamada suspeita, uma mensagem de alerta aparecerá no aplicativo, personalizada pela própria empresa, como “Você está bem? Detectamos uma chamada suspeita” ou como os bancos costumam notificar “notamos um evento incomum. Lembre-se de que nunca ligaremos para você pedindo sua senha.”

“Dessa forma, é possível tirar o usuário desse ciclo de pressão e coerção emocional. Nesse momento, o usuário pode perceber a fraude, desligar a ligação e interromper o ataque”, explica Tovar. “A primeira tecnologia fácil de usar pode perturbar em tempo real o ecossistema multibilionário de fraudes de engenharia social em aplicativos móveis. Se tiver sucesso, não haverá prejuízo para a vítima e nem para a marca”, finaliza.

Antes do lançamento do serviço de Prevenção de Engenharia Social, os ataques de engenharia social só eram descobertos depois de terem ocorrido com sucesso, deixando tanto as empresas como os utilizadores com perdas financeiras, de reputação e emocionais durante um longo período. O relatório de privacidade da Appdome revela que a grande maioria dos consumidores globais (82%) acredita que as empresas devem prevenir proativamente a fraude móvel antes que ela aconteça, em vez de reembolsá-los após a ocorrência da fraude..

Para resolver isso, o Appdome facilitou muito o uso da nova solução. Com apenas um clique, as marcas podem quebrar este ciclo de ataques de engenharia social a aplicações móveis e proteger milhões de usuários contra fraudes e abusos à medida que estes acontecem.

A ideia da nova solução Appdome é facilitar a vida do desenvolvedor, pois ele não precisa escrever nenhum código ou consertar nada em seus aplicativos mobile. Tudo o que eles precisam fazer é selecionar todas as diferentes funcionalidades de segurança, como prevenção de engenharia social, anti-phishing e outras proteções da plataforma Appdome para serem usadas no aplicativo móvel e o Appome as implantará automaticamente.

Funcionalidade e privacidade

É importante notar que a Appdome funciona de forma contínua e confiável e não se conecta aos dados do usuário. O especialista da Appdome esclarece que o aplicativo não conseguirá gravar a ligação recebida, apenas detectará a ligação questionável e emitirá o alerta ao usuário móvel, mantendo total privacidade.

“A nova tecnologia, apesar da simplicidade, é uma solução inovadora em relação aos métodos existentes e atinge todos os nichos de mercado. Desde aplicativos bancários, aplicativos de viagens e aplicativos de relacionamento, até e-commerce podem se beneficiar da ferramenta. Num mundo onde as interações online se tornam cada vez mais integradas na vida quotidiana, proteger as aplicações móveis não é apenas uma questão técnica. Ainda assim, é uma necessidade tangível para a segurança de todos nós no universo digital” finaliza o CEO.

Sobre a Appdome

Appdome, o one-stop shop para defesa de aplicativos móveis, está em uma missão para proteger todos os aplicativos móveis do mundo e as pessoas que usam aplicativos móveis em suas vidas e no trabalho. A Appdome fornece a única plataforma de automação de defesa cibernética para aplicativos móveis do setor, equipada com mecanismo de codificação baseado em inteligência artificial patenteado, Threat-Events™ Threat-Aware UX/UI Control e ThreatScope™ Mobile XDR. Usando a Appdome, as marcas móveis eliminam a complexidade, economizam dinheiro e oferecem mais de 300 certificados de segurança de aplicativos móveis Secure™, antimalware, antifraude, antibot móvel, antitrapaça, prevenção de ataque MiTM, ofuscação de código e outras proteções no Android e aplicativos iOS com facilidade, dentro do DevOps móvel e do pipeline de CI/CD. As principais marcas financeiras, de saúde, governamentais e de comércio eletrônico usam o Appdome para proteger aplicativos Android e iOS, clientes móveis e negócios móveis em todo o mundo. A Appdome detém várias patentes, incluindo as patentes dos EUA 9.934.017 B2, 10.310.870 B2, 10.606.582 B2, 11.243.748 B2 e 11.294.663 B2. Patentes adicionais pendentes.

________________________________________
Fonte: Sherlock Communications
Imagem: TarikVision (by Sherlock Communications)
98% de todos os ataques cibernéticos começam com engenharia social, mas Appdome lança a primeira ferramenta do mundo capaz de combatê-los 98% de todos os ataques cibernéticos começam com engenharia social, mas Appdome lança a primeira ferramenta do mundo capaz de combatê-los Reviewed by Empresas S/A on 17:53 Rating: 5

Nenhum comentário: