Bem vindos!


Líderes mulheres compartilham conselhos e desafios para uma carreira de sucesso

        

Executivas de empresas como The Bakery, Blip, Wine, Getnet Brasil e outras comentam jornada de ascensão

Entre 2019 e 2023, a quantidade de mulheres que ocupam cargos de diretorias executivas no Brasil ficou estagnada em 26%, conforme o Panorama das Mulheres 2023, levantamento do Talenses Group feito em parceria com o Insper. Embora as pesquisas apontem para ganhos contínuos de espaços de liderança para as mulheres e pessoas não brancas, a mudança acontece de forma muito lenta e gradual. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o mundo deve levar cerca de 132 anos para estabelecer um equilíbrio entre homens e mulheres em postos de liderança.

“Somos metade da sociedade, mas não somos metade das lideranças nas organizações”, comenta Glaucia Guarcello, sócia e COO Global da The Bakery. “Trazer as mulheres para a liderança é acima de tudo um bom negócio, já que entendemos como pensamos, consumimos e nos comportamos”.

Para a diretora de marketing da Blip, Francine Rosset, o grande diferencial de ter uma mulher liderando uma área ou negócio é a diversidade de perspectivas e as abordagens que isso traz. “As mulheres muitas vezes possuem uma habilidade natural para a empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos, o que pode transformar e evoluir o ambiente corporativo. A inclusão de diferentes vozes e estilos de liderança contribui para uma cultura mais rica e inovadora”, pontua.

Para ajudar a refletir sobre os desafios e oportunidades para as mulheres no mundo corporativo, diretoras executivas compartilham aprendizados e experiências para construir uma carreira de sucesso.

Benefícios da liderança feminina

Um dos primeiros benefícios observados em empresas que promovem a liderança feminina é justamente a abertura para mais mulheres e pessoas não brancas ascenderem na empresa. Laura Barros, diretora de marketing do Grupo Wine, pontua a importância do olhar inclusivo das mulheres na liderança: “Podemos trazer uma visão mais ponderada dos assuntos, um olhar mais agregador e integrador. Com uma abordagem menos individualista, somos capazes de criar um ambiente onde as pessoas se sentem pertencentes e mais responsáveis pelos resultados.”

Para Andressa Filgueiras, gerente de comunicação e marketing na Companhia de Estágios, a liderança feminina também fortalece as empresas em termos de resultados: “Quando as empresas começam a se abrir para aumentar as líderes mulheres, estão fortalecendo suas estratégias e, com certeza, sua performance”. Já Glaucia Guarcello acredita que os benefícios da liderança feminina estão longe de representar estereótipos como conciliadora e sensível, mas justamente se encontram na suas diferenças: “As mulheres não possuem as mesmas soft skills, somos todas diferentes. O ponto é que metade da população do mundo não deve estar fora das grandes tomadas de decisão.”

Maria Flávia, diretora de marketing na Deal, acredita que o desafio maior para se conquistar uma posição torna as mulheres mais aptas e resolutivas: “O histórico das mulheres na sociedade por si só já comprova o quanto somos destemidas e dedicadas quando o assunto é contornar problemas e fazer com que nossas vozes sejam ouvidas”, diz.

Conselhos e desafios de carreira


Maria Flávia, que também é mentora de carreira de mulheres no projeto “Mentoria da Maria”, conta que, no passado, sofreu com questionamentos sobre seu potencial intelectual pelo fato de ser mulher, além de ter sofrido muitas vezes mansplaining (termo em inglês que se refere ao fenômeno de homens que visam explicar um assunto para a mulher que ela já domina). Apesar disso, não mudou sua essência tentando se masculinizar para “pertencer” ao ambiente, e diz que isto é um dos grandes aprendizados e conselhos que dá: “Tentar se moldar no que não é, nos machuca, tira nosso brilho e nos torna uma pessoa sem diferencial”, diz.

Para enfrentar as resistências sociais e corporativas à liderança feminina, Glaucia Guarcello argumenta que é preciso focar no que é possível mudar e melhorar, sem desperdiçar energia em desafios longe do alcance. “Mude o que você tiver gestão ou influência. Não entre na pilha de polarizar demais as coisas, pois isso mais atrapalha do que ajuda. Dedique sua energia e o seu tempo em algo que ajude a construir espaço para mais mulheres, fazendo o movimento de aproximação, não de distanciamento”, afirma a executiva.

Já Renata Nilsson, CEO e fundadora da PX Ativos Judiciais, destaca que o maior desafio é participar de negociações e reuniões, muitas vezes sendo a única mulher. “É mentalmente desafiador e sempre há muito julgamento. Esses momentos envolvem não apenas contribuir com ideias, mas também navegar dinâmicas de grupo complexas e estabelecer autoridade em ambientes tradicionalmente dominados por homens”, comenta Renata. “Se fosse pra dar 5 conselhos, falaria que além de muito esforço, flexibilidade, humildade e resiliência, se manter fiel a você e seus valores e princípios, é primordial. Invista sempre no seu desenvolvimento como pessoa e líder, trabalhe muito sua visão humana ao lidar com colegas e colaboradores e saiba equilibrar trabalho e vida pessoal, pois a estabilidade emocional para tomada de decisões é importantíssima”, complementa.

Modelo híbrido de trabalho e novas tecnologias


Para além dos desafios, precisamos comentar sobre as vantagens do atual mercado de trabalho que vivemos, com o modelo híbrido sendo priorizado ainda em muitas empresas, e somado a isso as novas tecnologias que surgem e favorecem o cenário de mulheres serem promovidas a cargos de liderança. Segundo Mayra Borges, vice-presidente de Negócios da Getnet Brasil, o modelo híbrido torna todos os profissionais, homens e mulheres, mais produtivos.

“Com isso, nós mulheres ganhamos uma vantagem, já que temos a habilidade de gerir mais de uma coisa ao mesmo tempo e podemos estar em casa dando atenção aos filhos antes de irem para a escola e, em seguida, entramos numa reunião para tomar decisões com o time. Por outro lado, a tecnologia de hoje em dia permite que possamos participar da reunião de pais online, via aplicativos de videoconferência, ainda da empresa, em dias que estamos no modelo presencial. Sem dúvida esses fatores contribuem para que as mulheres se sintam menos exaustas por ter que dar conta de trabalho, casa e filhos”, comenta a executiva.

Sobre a The Bakery Brasil

A The Bakery é um dos principais players de inovação corporativa do mundo. Fundada em 2012, na Inglaterra, é liderada atualmente pelos sócios Marcone Siqueira e Felipe Novaes. Com escritórios em São Paulo, Londres e Miami, e times espalhados em 5 países, a The Bakery possui uma rede com milhares de soluções e centenas de clientes em mais de 22 países. Mais informações em: www.thebakery.com.

Sobre a Companhia de Estágios


A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos de estágio e Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. A empresa tem mais de 1.9 milhões de candidatos cadastrados em sua base e gerencia anualmente mais de 4 mil vagas. Mais informações em www.ciadeestagios.com.br.

Sobre o Grupo Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 17 lojas físicas no Brasil. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”. Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo #1 de vinhos no Brasil.

Sobre a Getnet Brasil

A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2023, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como a segunda melhor empresa do setor financeiro para se trabalhar no Brasil. Mais informações em https://getnet.com.br

Sobre a Deal Technologies


A Deal Technologies é uma consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital. Com equipes de especialistas multidisciplinares, a empresa atua com foco em projetos para a jornada digital, sempre adaptada às necessidades do cliente a fim de cocriar soluções criativas e inteligentes, desde a fase de estratégia até a implementação técnica. Com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a Deal conta com grandes marcas clientes em seu portfólio, entre elas, B3, Getnet Brasil, BV, Nubank, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro. Mais informações em https://www.deal.com.br/.

Sobre a Blip


A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que cria conversas e conecta experiências entre marcas e seus clientes nos principais aplicativos de mensagem, como WhatsApp, Messenger e Instagram. Além do Brasil, a Blip está presente em mais de 32 países e tem ajudado mais de 3.700 empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais. Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$ 170 milhões da Warburg Pincus. ais informações em https://www.blip.ai/.

Sobre a PX Ativos Judiciais

Fundada em 2020, a PX Ativos Judiciais é uma empresa especializada na aquisição de créditos provenientes de ações trabalhistas, cíveis, precatórios e de direito do consumidor. A empresa lançou o primeiro fundo de investimento em parceria com a Galápagos Capital e já alocou mais de R$ 300 milhões em crédito judicial, ajudando cerca de 2 mil pessoas. Para saber mais, acesse: https://www.pxativosjudiciais.com/

__________________________________________
Fonte: Hercog Comunicação
Imagem de igor_kell de Getty Images
Líderes mulheres compartilham conselhos e desafios para uma carreira de sucesso Líderes mulheres compartilham conselhos e desafios para uma carreira de sucesso Reviewed by Empresas S/A on 07:45 Rating: 5

Nenhum comentário: