Bem vindos!


O preço do chocolate amargou sua Páscoa? Especialista dá dicas de economia

   

O preço do cacau subiu, mas há alternativas criativas para confeiteiros driblarem a crise e manterem as vendas

A Páscoa, época doce mais aguardada do ano, dessa vez trará surpresas: o preço do Cacau está lá em cima, encarecendo os amados ovos de chocolate, já que o utilizam em sua confecção. Consumidores já começam a sentir no bolso, enquanto os empreendedores lutam com o alto custo de produção. Para garantir o lucro esse ano, é necessário adotar medidas estratégicas para se esquivar do aumento dos produtos.

De acordo com dados do G1, o chocolate em barra e bombom, em fevereiro de 2025, teve uma variação de mais de 16% no valor. Para Romario Alves, CEO da Sonhagro (rede de franquias especializada no agronegócio), a causa é mais profunda do que parece: “O continente africano é o maior produtor do fruto, mas está enfrentando dificuldades com a colheita, já que a plantação está sendo afetada pela doença do broto inchado, que é incurável. Com menos frutos para vender, o preço vai lá em cima”, afirma o especialista.

Essa alta no preço do chocolate preocupa confeiteiros e empresários do setor gastronômico, por conta de o custo de produção ser muito alto, afetando o valor final de venda de doces e sobremesas que o utilizam em sua composição, exigindo adequações desses produtos, para manter a rentabilidade dos negócios.

Para Leonardo Esteves, gerente pedagógico do Instituto Gourmet, escola especializada em cursos profissionalizantes de gastronomia, existem maneiras de manter a qualidade dos ovos e diminuir o custo de produção: “A ideia não é retirar por completo o chocolate, mas sim utilizar ingredientes que agreguem sabor, diminuindo um pouco o uso desse produto”, explica.

Abaixo, o especialista deixa 4 dicas para serem utilizadas nessa produção de Páscoa, visando trazer diferencial para os ovos e driblar o alto preço do chocolate:

1 – Flocos de arroz

Esse ingrediente pode ser utilizado incorporando-o no chocolate que fará a casquinha do ovo. Por conta de seu volume, será necessário menos chocolate, mas não deixará nada a desejar na experiência, pois também trará o famoso “croc-croc” ao morder.

2 – Ovo de Brownie

Utilizando uma massa um pouco mais fina para cobrir a forma do ovo, o brownie ficará no formato característico, além de agregar muito sabor ao produto final. Apesar de na massa utilizar chocolate, a quantidade é bem menor, sendo uma opção viável de economia.

3 – Ovo de churros

Inove fugindo do convencional! Ao moldar uma base de churros no formato de ovo, fritá-lo e depois rechear com doce de leite, você terá um ovo de churros delicioso, sendo uma opção mais barata, tanto para o cliente quanto para quem produz.

4 – Recheio frutado


Para ovos de colher, fuja dos tradicionais recheios com chocolate e invista em opções com geleias de frutas, como maracujá e morango. Também podem-se utilizar mousses de limão, leite ninho, côco e entre outros.

Apesar de ser um período desafiador, com essas dicas, você está pronto para lucrar alto nessa Páscoa, trazendo novidades, sabor e diversidade!

Sobre Instituto Gourmet

Com mais de dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.

_________________________________________
Fonte: Lucky Assessoria de Comunicação
Imagem: Rádio Vera Cruz FM por Lucky Assessoria de Comunicação
www.luckyassessoria.com.br
O preço do chocolate amargou sua Páscoa? Especialista dá dicas de economia O preço do chocolate amargou sua Páscoa? Especialista dá dicas de economia Reviewed by Empresas S/A on 10:34 Rating: 5

Nenhum comentário: