Bem vindos!


Negócio próprio: Incubadora de Empresas pode ser uma opção


Você já ouviu falar nas Incubadoras de Empresas? Elas podem ser uma boa opção para ajudar você a abrir seu próprio negócio.

Continuando nossa série de artigos sobre como abrir seu próprio negócio, nós convidamos o empresário Pedro Renan, da empresa qu4troC, para compartilhar conosco um pouco da sua experiência como jovem empreendedor.

Empresas S/A: Primeiro, sobre a área de atuação da sua empresa, qual é e por que você optou por ela?
Pedro Renan: Trabalho com TI (Tecnologia da Informação). Optei por essa área por dois motivos. O primeiro é paixão, desde pequeno gostava de Tecnologia e ficava vislumbrando as infinitas possibilidades. O segundo é a minha formação, estou me graduando em Ciências da Computação.

E.S/A: Como você conheceu a incubadora de empresas e por que você decidiu começar seu negócio através dela?
P.R.: Já havia lido sobre incubadoras e o seu papel junto aos pequenos empreendimentos. As incubadoras ajudam as pequenas empresas a superar as dificuldades iniciais tais como, espaço físico, imaturidade no mercado, poucos recursos, entre outros. Um belo dia estava passando pela rodovia e vi o prédio da incubadora.

E.S/A: Como aconteceu o processo de iniciar o negocio a partir de uma incubadora? Houve uma análise prévia, adequações no projeto inicial, consultorias, treinamentos?
P.R.: Isso depende das regras de cada incubadora, na extinta IEP (Incubadora de Empresas de Palmas) participamos de um edital e concorremos com outros projetos. Primeiramente enviamos um pré-projeto para análise da incubadora, tivemos sucesso e passamos para a segunda fase onde fomos capacitados pelo SEBRAE a elaborar o plano de negócio. Este depois de pronto foi analisado pelos consultores do SEBRAE que o homologaram e deram o sim para nossa incubação.

E.S/A: Como é (era) a estrutura física oferecida pela incubadora?
P.R.: Isso também depende da incubadora. Aqui cada empresa tinha seu escritório privativo e áreas comuns a todos como sala de reuniões e banheiros.

E.S/A: Valeu a pena começar com uma incubadora?
P.R.: As incubadoras de empresas podem sim ser um alicerce firme para quem tem uma boa idéia e vontade de empreender. Geralmente estão ligadas ao SEBRAE que é uma instituição idônea e preocupada com o futuro do empreendedorismo no Brasil.

E.S/A: Quais as principais dificuldades que você enfrentou ao querer e se tornar um novo empreendedor? Como você as superou?
P.R.: Falta de conhecimento, falta de informação, falta de experiência, falta de recursos, etc. São inúmeras as dificuldades, mas elas existem para todos e o verdadeiro empreendedor consegue superá-las com estudo, dedicação e principalmente muito trabalho. Não acho que consegui superar todas ainda, todo dia é uma nova lição.

E.S/A: Quanto às suas aspirações em relação à sua empresa, quais eram as iniciais, o que você já conquistou e quais os próximos passos?
P.R.: A qu4troC tem pouco mais de 2 anos de mercado e estamos começando a colher os frutos de um trabalho ético e focado ao negócio dos nossos clientes. Já conquistamos o espaço no mercado que queríamos e na verdade superamos nossas expectativas. Hoje atendemos não só o Tocantins, mas outros estados brasileiros também. O próximo passo é aumentar a capacidade produtiva da empresa.

E.S/A: Para finalizar, qual o conselho que você dá para quem quer começar um novo negócio?
P.R.: Busque informação sobre o negócio que quer começar, analise bem se sua idéia será absorvida pelo mercado e se é viável. Uma boa idéia só é boa de verdade se puder ser vendida. O SEBRAE pode ajudar muito. Empreenda sempre, não tenha medo e acostume-se com fato de que as pessoas irão tentar dizer que a sua idéia não é boa. Depois de tudo isso, contrate a qu4troC, quem não está na internet não existe. (risos)


Entrevistado: Pedro Renan é sócio da empresa qu4troC, que presta consultoria nas mais diversas áreas de TI (Tecnologia da Informação) e desenvolvimentos de aplicações. A sede da empresa está localizada em Palmas/TO, mas presta serviço para todo o Brasil. Se você quer entrar em contato com a qu4troC ou com Pedro Renan, mande um email para: contato@qu4troc.com ou para contato@empresassa.com.br
Negócio próprio: Incubadora de Empresas pode ser uma opção Negócio próprio: Incubadora de Empresas pode ser uma opção Reviewed by Empresas S/A on 15:36 Rating: 5

Nenhum comentário: