Bem vindos!


Você é empreendedor?



Empreendedorismo é um talento nato ou pode ser desenvolvido? Quais são as principais características de um empreendedor? Você sabe responder a estas questões? Ou tem curiosidade acerca delas?

Para nos dar um suporte quanto a essas e outras perguntas referentes ao ser empreendedor, conversamos com a psicóloga e coach, especialista em Gestão de Pessoas e Recrutamento, Virgínia Vasconcelos, que esclareceu algumas das dúvidas mais freqüentes sobre esse tema.

Empresas S/A: O que é empreendedorismo?
Virgínia Vasconcelos: E a transformação, saída do convencional, e a exploração de caminhos estratégicos para desenvolvimento de habilidades, competências. Criações de projetos e realizações dos mesmos, gerando resultados positivos.

E.S/A:Existe relação entre vocação e empreendedorismo?
V.V.: Existe relação sim entre vocação e empreendedorismo, ambas são a mistura de temperamentos, comportamentos e técnicas.

E.S/A: Quais são as principais características de um empreendedor?
V.V.: As principais características de um empreendedor são: criatividade; organização, capacidade de liderança, comunicação, bom relacionamento, iniciativa, ousadia, comprometimento entre outros.

E.S/A: Ter aptidão, vocação para um determinado tipo de negócio, é imprescindível para um empreendimento de sucesso?
V.V.: É importante que tenhamos aptidão e vocação para obter um bom resultado, facilita o desempenho e o andamento do negocio. E bom sentir o talento da alma para fazermos escolhas que sejam coerentes com o nosso projeto pessoal x projeto profissional para nos sentirmos “realizados”.

E.S/A: Qual é a importância entre aliar o que se gosta de fazer e o que se faz para viver (no caso, o trabalho)?
V.V.: A importância de aliar o que se gosta de fazer e o que se faz para viver é uma relação de tranqüilidade do eu, realização, bem estar social e profissional, facilitando e abrindo caminhos para “obter o sucesso”.

E.S/A: É possível desenvolver o empreendedorismo ou a pessoa já nasce empreendedora?
V.V.: É possível desenvolver o empreendedorismo a partir do momento que se tenha comprometimento com suas idéias e seus objetivos, mantendo a objetividade do negocio e a realidade do caminho, fazendo um plano de ação, verificando e avaliando a oportunidade de negocio e ter confiança em si e no êxito.

E.S/A: Quais dicas, conselhos ou sugestões você dá para quem quer se tornar um empreendedor?
V.V.: Para se tornar um empreendedor é necessário um bom planejamento, saber aonde quer chegar, assumir riscos e controlar suas ações.



Virgínia Vasconcelos é psicóloga e coach, atua nas áreas Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção, Treinamento, Recursos Humanos, Programas de Desenvolvimento Interpessoal. Para entrar em contato com Virgínia, mande-nos um email: contato@empresassa.com.br.

Quer saber mais? Gostaria de mandar uma sugestão de tema ou tirar uma dúvida? Mande-nos um email: contato@empresassa.com.br
Você é empreendedor? Você é empreendedor? Reviewed by Empresas S/A on 15:51 Rating: 5

Nenhum comentário: