Bem vindos!


10 passos para abrir uma empresa



Abrir a própria empresa pode parecer algo assustador, mas não é.  Para auxiliar futuros empresários, fizemos um guia prático com 10 passos para abrir o seu próprio negócio. Boa sorte!

Passo 1 - Definição da natureza comercial e jurídica
Natureza comercial: Prestação de serviços, comércio ou indústria.
Natureza jurídica:  Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Cooperativa, Associação, Micro-empreendedor individual, etc.

Passo 2 - Consultas: de imóvel, nome da empresa e sócios
É importante consultar junto à prefeitura da sua cidade se no imóvel pretendido pode  ser utilizado para os fins desejados. Para isso, solicite ao proprietário do imóvel ou a imobiliária, cópia do Habite-se e do carnê do IPTU.
Quanto ao nome da empresa, dirija-se à Junta Comercial e solicite a verificação do nome escolhido. Normalmente, eles pedem para que você dê três opções de nomes para facilitar caso algum deles não esteja disponível. Isso porque, por lei, não pode haver empresas de mesmo nome atuando numa determinada região.
Se há sócios, é importante verificar a situação deles para não ter surpresas futuras. Para isso, consulte a Receita Federal, Estadual e Municipal e a Junta Comercial. 

Passo 3 - Registro do Contrato Social
Após as consultas, deve-se proceder com a confecção do Contrato Social e registrá-lo na Junta Comercial. 

Passo 4 - CNPJ e Inscrição Estadual
O próximo passo é hora de obter o CNPJ junto à Receita Federal. 
Algumas empresas são isentas da Inscrição Estadual. Para obter sua Inscrição Estadual (IE) ou saber se sua empresa é isenta vá até a Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado.

Passo 5 - Inscrição Municipal
Lembre-se de que toda empresa é obrigada a fazer a Inscrição Municipal na cidade onde será implantada. Essa inscrição é feita na Secretaria da Fazenda do seu município. 

Passo 6 - Registro no INSS
Este registro é obrigatório. Então vá até o Posto da Previdência Social e solicite a sua inscrição na Previdência Social.

Passo 7 - Alvará de Funcionamento
É hora de obter o Alvará de Funcionamento. Este deve ser solicitado na Prefeitura da sua cidade, mediante uma inscrição. Vale lembrar que os procedimentos para a inscrição variam conforme a legislação de cada município. Para não ter dúvidas, vá até a Prefeitura de sua cidade e informe-se. 

Passo 8 - Autorização para impressão de documentos fiscais
Depois de formalizado, você deve se dirigir à Agência da Receita Estadual para obter uma senha para autorização de Impressão de Documentos Fiscais para poder confeccionar os talões de Notas Fiscais.

Passo 9 - Cadastro em outros órgãos
Se for necessário o cadastro em outros órgãos como vigilância sanitária, Caixa Econômica Federal, etc, procure o órgão para maiores informações dos procedimentos a serem tomados. 

Passo 10 - Registro no Sindicato
Sempre é importante atentar para este detalhe. Cada atividade empresarial possui a sua representação sindical. Informe-sena sua cidade e registre-se.

Parabéns! Você está com sua empresa devidamente aberta e legalizada.

Se você gostou do artigo ou deseja informações mais detalhadas, mande-nos um email que teremos prazer em ajudar: contato@empresassa.com.br
10 passos para abrir uma empresa 10 passos para abrir uma empresa Reviewed by Empresas S/A on 10:51 Rating: 5

Um comentário:

  1. Os documentos e certidões são fundamentais para um start seguro e tranquilo da empresa. Adorei o post!

    ResponderExcluir