Nós Indicamos


Cariocas empreendedores: boas ideias que se tornam grandes negócios




O livro “Jeito Carioca na Gestão de Pessoas”, escrito pelo consultor Luiz Moura, mostra como é a forma do carioca atuar em empresas. Segundo o autor, o fato de o carioca crescer na praia – um dos locais mais democráticos do planeta -, faz com que ele aprenda se relacionar bem com as diferenças de classe social e raça, o que pode facilitar na hora de administrar pessoas. E com isso, as boas idéias dos cariocas estão se transformando em ótimos negócios nas áreas de alimentação, beleza, serviços jurídicos, ecologia e tecnologia.

Em alimentação, a rede de lanchonetes carioca MegaMatte inovou usando em seu produto principal, o mate, erva orgânica. O sucesso da bebida rendeu no primeiro trimestre deste ano a venda de 719.601 copos de mate puro (463.615 de 300ml e 255.986 de 500ml). Outra boa ideia que resultou em um ótimo negócio foi o lançamento do primeiro modelo de loja sustentável da rede em São Paulo. O empreendimento utiliza recursos para preservar o meio ambiente como madeira certificada, tinta a base de água, baixo nível de COV, temporizadores de água, coleta seletiva, aproveitamento de água da chuva, entre outros.

“A alimentação saudável é uma tendência que veio para ficar. Não é apenas um modismo”, ressalta a diretora executiva da MegaMatte, Fátima Rocha.

Já a rede D’pil, franquia especializada em fotodepilação definitiva inteligente, conquistou o mercado carioca nos últimos anos. Com cinco lojas na capital fluminense e duas unidades (uma na Tijuca e outra em Niterói) que serão inauguradas nos próximos dias, de tanto sucesso, sua técnica virou mania e traça caminhos rumo ao exterior. A empresa chega ao Uruguai, onde prevê a inauguração de cinco lojas ainda neste ano. Outro país que vai ganhar lojas da rede é a Argentina. A unidade D’pil será inaugurada no bairro de Alto Palermo, em Buenos Aires. Segundo o diretor da D’pil para Argentina, Uruguai e Chile, Víctor Rafael Sanchez, a marca está com contatos assinados para abertura de lojas em Córdoba e Mendonça.

Com visão de mercado, o advogado Luiz Felizardo Barroso, sócio do escritório Felizardo Barroso & Cobrart, notou o crescimento no número de franquias no Brasil e empreendeu investindo em um doutorado na área de Franquia Público Social. Felizardo também se tornou especialista em legislação de Franchising e em Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas, depois de um curso no Japão.

A boa ideia fez dele um associado da Associação Brasileira de Franquias no Rio de Janeiro (ABF-Rio) e rende boas consultorias jurídicas no setor. Agora o advogado repassa conhecimentos na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também por meio dos livros que escreveu “Franchising & Direito”, “Franchising – Modificações à Lei Vigente – Estratégia e Gestão”, “Conveniência e Franshising” e “Franquia Público-Social”.

Para a Veus Technology, empresa de tecnologia com foco em comunicação digital, que oferece um sistema integrado de informações nas áreas de saúde, o sucesso do empreendimento veio de maneira crescente. A carioca é pioneira no acesso de laudos médicos por meio do telefone celular. O serviço é exclusivo no Brasil e já está disponível gratuitamente nos portais mobile das principais operadoras de telefonia móvel. “Começamos pequenos, atendendo laboratórios do Rio de Janeiro. Agora estamos expandindo para São Paulo”, comemora o diretor da empresa, Marcelo Botelho.  

Quando o assunto é ecologia, a Ecowood vira referência de ideia inovadora. Especializada em transformar lixo industrial (borracha, fraldas, cana, etc) em “madeira” plástica ecológica, a empresa está retirando 480 toneladas de lixo por ano da natureza. Com sede no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a empresa investiu R$ 6 milhões na renovação de sua fábrica. A partir de julho, pretende dobrar a produção atual de 40 toneladas/mês para 80 toneladas/mês o que significa retirar do meio ambiente aproximadamente 650 toneladas de resíduos de difícil reciclagem.

“É lixo que vira piso, mobiliário, lambris e afins”, festeja o diretor da Ecowood, Marcelo Queiroga.




Serviços:
Advocacia Felizardo Barroso & Associados - Av. Rio Branco 147/20° andar, Rio de Janeiro - CEP: 20040-006. Telefone: (21) 2157-0773 Site: www.felizardo.com

D’Pil – Departamento de Expansão – Rua Ruy Barbosa, 95, 2° Andar, Bela Vista, São Paulo/SP. Cep: 01326-010. Telefone: (11) 2639-6759. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 09h às 18h. E-mail:franquias@dpilbrasil.com.br – Site: www.dpilbrasil.com.br 

Ecowood – Fabricante de Madeira Plástica - Avenida Calombé,  4045 – Duque de Caxias / RJ – Cep: 25240-130 - Tel: (21) 3656-3934 e 3656-3887. www.ecowoodrio.com.br

MegaMatte - Departamento de Expansão – Endereço: Av. Rio Branco, 50 / 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Telefone: 21 2516-9564. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. www.megamatte.com.br

Veus Technology - Rua São José, 40, 4° andar. Centro. Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20010-020. Tel: (21) 3005 - 3021 / (11) 2122-4068 / Fax: (21) 3553-1519. www.veustechnology.com

Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação 
Fernanda Con'Andra - Atendimento
Adriana Santos - Coordenação
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21)  2495-2401/7843-7335/Rádio 32*10774
 

www.markassessoria.com.br
 
Cariocas empreendedores: boas ideias que se tornam grandes negócios Cariocas empreendedores: boas ideias que se tornam grandes negócios Reviewed by Empresas S/A on 06:44 Rating: 5

Nenhum comentário: