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Cobrança amigável favorece recebimento de dívidas com cartões de crédito



O mês de junho deste ano apresentou a segunda alta consecutiva de inadimplência dos consumidores brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (12), o mês teve elevação de 5,2%. A maior taxa de dívidas ficou por conta dos gastos com cartões de crédito e financeiras, uma alta de 7,0%, e dívidas com os bancos, em 0,6%. Elas, segundo a pesquisa, foram as responsáveis pela subida mensal em junho de 1,1% na inadimplência.

O indicador de inadimplência vinha apresentando queda desde outubro de 2009, porém, no último mês de maio o panorama começou a mudar. De acordo com os especialistas da Serasa, o crescimento do endividamento do consumidor e o bom desempenho das vendas - por conta do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e da Copa do Mundo de futebol - foram os fatores que influenciaram a alta da inadimplência.

Com isso, o trabalho de empresas especializadas em cobrança vem sendo cada vez mais procurado por operadoras de carões de crédito e bancos. Além de facilitar o processo de recuperação de ativos, esse serviço apresenta custos menores que os necessários em ações judiciais, além de ser mais rápido e ter melhor receptividade pelos devedores. Para o advogado Luiz Felizardo Barroso, diretor da Cobrart – Gestão de Ativos, do grupo Advocacia Felizardo Barroso & Associados, as duas partes ganham.

“O uso dessa estratégia oferece ao cliente condições de liquidar o saldo em aberto com desconto ou renegociar parcelamento. Além disso, o banco consegue manter o cliente com ele e receber o que é devido num tempo menor do que por ação judicial”, explica Luiz Felizardo Barroso.

A tecnologia é uma grande parceira desse tipo de serviço. Na Cobrart, por exemplo, os clientes inadimplentes são contatados pelos negociadores por meio de SMS, mensagem de voz, discador automático, 0800, além do tradicional telefonema e envio de boletos bancários com desconto para que a dívida seja quitada.

Segundo os dados compilados pelo indicador da Serasa, houve alta de 7% na inadimplência com cartões de crédito e financeiras em junho ante maio, além de aumento de 0,6% nas dívidas com bancos. Em compensação, os protestos caíram 4,5% de maio para junho, enquanto a inadimplência com cheques recuou 8,9% no mesmo período.

Para a Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, outra empresa que realiza cobranças amigáveis as pendências dos inadimplentes são encaminhadas para uma abordagem amigável junto ao devedor. São oferecidas oportunidades como parcelamento ou descontos maiores no caso de pagamento integral.

“É chegado, realmente, o momento de, primeiro, romper-se com o preconceito às instituições financeiras, passando-se a avaliar, sobretudo com bom senso, o que deve e o que não deve ser objeto de ações judiciais. A cobrança amigável é uma saída muito atual”, finaliza o advogado Eduardo Chalfin.

Saiba mais

Cobrança amigável - Tipo de cobrança que se executa utilizando os meios normais, isto é, convidando o devedor a quitar seu débito ou a restituir o bem que está em seu poder em decorrência de empréstimo, sem ser necessário recorrer à justiça.

Serviço:

Cobrart - Gestão de Ativos – Av. Rio Branco, 147, 20º andar – Centro - Rio de Janeiro/RJ – CEP 20040-006 – Tel.: (21) 2157-0773. Funcionamento: segunda a sexta de 9h às 18h. www.cobrart.com

Advocacia Felizardo Barroso & Associados - Av. Rio Branco, 147, 20º andar – Centro - Rio de Janeiro/RJ – CEP 20040-006 – Tel.: (21) 2157-0773. Funcionamento: segunda a sexta de 9h às 18h. www.felizardo.com

Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados - Rua da Assembléia, nº 98,
5º, 7º e 17º andares - Centro. CEP 20011-000. Tel. (21)3970-7200 Fax (21)3970-7211. Site: www.cgvadvogados.com.br


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