Nós Indicamos


O poder das redes sociais dentro do ambiente corporativo



O uso de mídias sociais, como o Twitter, vem ganhando força dia após dia e alcançando inclusive figuras polêmicas, como o presidente da Venezuela. Dia desses, Hugo Chávez, em primeira mão, informou à população de seu país pelo microblog que uma plataforma de gás natural afundara no Caribe.

Se até o nosso vizinho venezuelano, que é avesso às novidades vindas do Norte, se rendeu ao poder mobilizador gerado nas redes sociais, o que impede a sua empresa de se desenvolver nessa nova realidade?

Primeiramente, precisamos ter em mente que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. A primeira é somente uma categoria da última. Sendo assim, sites como Facebook, Orkut e LinkedIn são exemplos de redes sociais. Já o Twitter e Youtube, são exemplos de mídias digitais.

Existe hoje um frenesi acerca das redes sociais e da sua efetividade como uma nova fronteira a desenvolver negócios. Entretanto, antes de nos aventurarmos a entrar no que muitos acreditam ser um novo mundo a ser desbravado, vale lembrar que o homem sempre se organizou em grupos, sejam eles religiosos, políticos, de trabalho ou lazer.

Com a internet se tornando cada vez mais colaborativa, os ambientes de encontro entre as pessoas foram naturalmente migrando para ambientes virtuais, onde o armazenamento de informações e as facilidades de acesso as tornaram o espaço ideal para o desenvolvimento dos mais diversos grupos de interesses.

Hoje em dia, aplicativos baseados na internet, como a plataforma colaborativa de trabalho Sharepoint, e a de CRM, SalesForce, ganham cada vez mais popularidade. Inclusive, já é percebido o aumento do uso de portais de relacionamento desenvolvidos exclusivamente para o estreitamento das relações entre colaboradores e empresas parceiras.

As corporações que tomam a dianteira ao propiciar para os seus parceiros um ambiente adequado e eficiente, conseguem fermentar novas ideias constantemente, além de facilitarem a transferência de informações e diminuírem os ruídos de comunicação.

Enfim, redes sociais não são novidades, elas sempre existiram e sempre estarão por aí. O que muda são os ambientes em que elas se encontram. Cabe agora a você, gestor, desenvolver os ambientes em que a sua empresa crescerá.


Autor: Eduardo Marques, gestor de projetos web da dBrain. Artigo originalmente publicado em 06.07.2010, no site Economia SC. (Fonte: www.economiasc.com.br)
O poder das redes sociais dentro do ambiente corporativo O poder das redes sociais dentro do ambiente corporativo Reviewed by Empresas S/A on 06:10 Rating: 5

Nenhum comentário: