Nós Indicamos


11 de agosto, Dia do Advogado: saiba como ter sucesso na profissão


Nesta quarta-feira, 11 de agosto, comemora-se o Dia dos Advogados. A data refere-se à data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil. Nesta oportunidade, advogados comentam o que melhorou e o que ainda pode melhorar na área.

Advogado especializado na área cível e de família, Luiz Octávio Rocha Miranda, destaca que a informação nos meios jurídicos foi a melhor coisa dos últimos anos. “A informatização no judiciário ajuda muito os advogados. O Estado do Rio de Janeiro foi um dos pioneiros no Brasil a informatizar o Tribunal de Justiça, que demora 1/3 do tempo em relação a outros tribunais brasileiros. O STJ vai receber os projetos todos digitalizados, e o Rio é um dos primeiros no país a assinar o convênio com supremo”, comemora o advogado, com mais de 20 anos de experiência na área. Na área de família, ele destaca o procedimento do inventário, que permite que processos de divórcio sejam realizados em cartório, sem a necessidade de interferência do judiciário.

Luiz Guilherme Natalizi, advogado da área cível, ambiental e de empresas de fomento mercantil, percebe uma melhoria na imagem do profissional jurídico e de seu trabalho. "Após anos da crença generalizada de que o advogado era uma 'commoditie' (e, portanto, só interessava o preço cobrado pelos serviços), percebo que o mercado voltou a prestigiar a qualidade do trabalho, também função da prova da OAB que limita a atuação de faculdades sem preocupação com o ensino", comemora Natalizi, advogado desde 1994.

O trabalho do profissional de Direito está em nortear e representar seus clientes em qualquer instancia, juízo ou tribunal. Advogar é uma das opções do bacharel em Direito. A outra é a carreira Jurídica. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas.

Exemplo disto é o escritório de advocacia Felizardo Barroso & Associados, fundado em 1970 pelo advogado Luiz Felizardo Barroso, até hoje titular. Aos 75 anos, ele ainda exerce a profissão com o mesmo vigor de quando se formou. Felizardo é o tipo de profissional que está sempre em busca de aperfeiçoamento. Ele atua em atendimento e consultoria nas diferentes áreas do direito: franchising, bancário, cobrança judicial, cobrança extra-judicial (cobrança amigável) e recuperação de crédito, civil, consumidor, entre outras.

Com anos de experiência, Felizardo é professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio), possui doutorado em Franquia Público Social e especialização em "Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas" no Japão. O advogado é autor de quatro livros: “Franchising & Direito”, “Franchising – Modificações à Lei Vigente – Estratégia e Gestão”, “Conveniência e Franshising” e “Franquia Público-Social”.

“O mercado é muito competitivo. Não há como ter sucesso sem estar preparado para novidades. É preciso se atualizar sempre. Mesmo que a lei em vigor seja antiga”, destaca Luiz Felizardo Barroso.

Plano de carreira

Um plano de carreira bem estruturado ajuda na evolução do funcionário dentro de uma empresa ou escritório. Para descobrir os seus principais objetivos, é necessário pensar no futuro, onde deseja estar em 10 anos e o que gostaria de fazer. Questionamentos como “quero fazer concurso público” ou “montar o meu próprio negócio” também devem passar pela cabeça. Para a advogada Tânia Pereira da Silva, uma estratégia gerencial também pode ser conclusiva.

E quando o assunto é plano de carreira o advogado Eduardo Chalfin, do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim, destaca que existem alguns passos indispensáveis para quem deseja virar referência. Além de pesquisar as oportunidades é necessário desenvolver e treinar as competências individuais que um advogado exige. A estratégia deve ser elaborada e seguida, pois dessa forma é possível analisar o que está funcionando e o que está errado no planejamento. Para manter um escritório de sucesso, por sua vez, é necessário desenvolver ações para captar e fidelizar os clientes.

O contato com profissionais com experiência em Direito enriquece e influencia na vida de quem deseja seguir a carreira. Além de terem oportunidades de conhecer variados processos e suas soluções, é possível participar de cerimônias, encontros e eventos que contam para o currículo. “Como em qualquer profissão, o amor e o prazer em exercer o ofício é a grande chave para o sucesso”, destaca Chalfin.

Serviço:

Advocacia Felizardo Barroso & Associados - Av. Rio Branco, 147, 20º andar – Centro - Rio de Janeiro/RJ – CEP 20040-006 – Tel.: (21) 2157-0773. Funcionamento: segunda a sexta de 9h às 18h. www.felizardo.com

Natalizi Advogados Associados: Avenida Evandro Lins e Silva, 840, sala 718 – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ. CEP 22631-470. Tel: (21) 2178-2195. www.natalizi.com.br

Rocha Miranda Advogados Associados – Rua da Assembléia, 92 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. Cep: 20011-00 – Tel: (21) 2232 8028. www.rochamiranda.adv.br

Escritório de Advocacia Professor Caio Mario da Silva Pereira: Dra Tânia Silva Pereira - RG - OAB 20847. Sede: Rua Visconde de Pirajá, 330 – sala 1007 - Ipanema CEP: 22410-000, Rio de Janeiro/RJ.

Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados: Rua da Assembléia, nº 98,
5º, 7º e 17º andares - Centro. CEP 20011-000. Tel. (21)3970-7200 Fax (21)3970-7211. http:// www.cgvadvogados.com.br


Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação
Bruna Tenório - Apoio
Adriana Santos - Coordenação
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21) 2495-2401/7843-7335/Rádio 32*10774
www.markassessoria.com.br
11 de agosto, Dia do Advogado: saiba como ter sucesso na profissão 11 de agosto, Dia do Advogado: saiba como ter sucesso na profissão Reviewed by Empresas S/A on 06:11 Rating: 5

Nenhum comentário: