Nós Indicamos


D’pil investe sua marca no mercado internacional


As redes de franquias brasileiras estão investindo no exterior e, atualmente, somam 48 empresas, o que representa entre 3% e 5% do faturamento do setor. Para o presidente da Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio), Alain Guetta, essa participação nacional no exterior só tende a aumentar.

E quando o assunto é beleza, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec), o setor cresce mais de 10% ao ano, no Brasil. E a D’pil, empresa especializada em a fotodepilação inteligente, é exemplo de quem cresce não só no mercado interno, mas também leva sua expertise para outros países na America Latina, como Uruguai, Argentina e Colômbia.

Em maio deste ano, a empresa participou de feiras no Uruguai, onde prevê a inauguração de cinco lojas até o final deste ano. Outro país que vai ganhar uma loja da rede é a Argentina. A unidade D’pil vai ser inaugurada no bairro de Alto Palermo, em Buenos Aires.

Segundo o diretor da D’pil para Argentina, Uruguai e Chile, Víctor Rafael Sanchez, a rede de franquias está com contatos assinados para abertura de lojas em Córdoba e Mendonça. O objetivo é assinar mais de 50 unidades na Argentina até o fim de 2010. A D’pil também planeja investimentos na Colômbia. Em setembro a rede vai estar presente na Fanyf, feira de franchising da Colômbia, para onde deve levar unidades da marca.

De acordo com o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta, o Brasil é hoje um dos cinco principais mercados de franquias no mundo. Já são mais de 70 países atingidos por franquias brasileiras e o processo de internacionalização está apenas começando.

“O brasileiro é empreendedor por natureza. Nas grandes feiras internacionais só dá Brasil. Já o Rio de Janeiro funciona com uma vitrina para o país, que tanto ajuda a levar marcas nacional para o exterior, quanto ajuda a atrair investidores internacionais. Conquistamos o respeito e admiração no que se refere a franchising. Estamos presentes na cúpula das maiores organizações internacionais de franquias e os países emergentes se espelham diretamente no sucesso do modelo franqueador brasileiro”, complementa Guetta.

E quanto à Lei? O que uma rede de franquias deve levar em consideração ao expandir suas franquias em outros países? De acordo com o advogado especialista em legislação do franchising Luiz Felizardo Barroso, a internacionalização de um negócio não é fácil. É preciso primeiro que se investigue a cultura, os hábitos, a legislação e mesmo até a burocracia do país hospedeiro, sendo isto algo que consome tempo, paciência e dinheiro.

“É necessário que a franquia nacional atente para o direito contratual; a lei societária e de joint-venture do país hospedeiro; a legislação local sobre comércio eletrônico; transferência de tecnologia; controle de câmbio sobre regalias e remessas; propriedade intelectual (marcas, patentes), domínios na Internet; impostos (existência de legislação para evitar a bi-tributação); barreiras alfandegárias; direito do trabalho; antimonopólio ou defesa do consumidor e, finalmente, mas de modo não derradeiro, as leis sobre imigração”., avalia o advogado.


Serviço

D’Pil – Departamento de Expansão – Rua Ruy Barbosa, 95, 2° Andar, Bela Vista, São Paulo/SP. CEP: 01326-010. Telefone: (11) 2639-6759. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 09h às 18h. E-mail: franquias@dpilbrasil.com.br – Site: www.dpilbrasil.com.br

Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio) - Av. Treze de Maio, 23 Gr. 401 - Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2292-5104 Site: www.abfrj.com.br

Advocacia Felizardo Barroso & Associados - Av. Rio Branco 147/20° andar, Rio de Janeiro - CEP: 20040-006. Telefone: (21) 2157-0773 Site: www.felizardo.com


Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação
Fernanda Con'Andra - Atendimento
Adriana Santos - Coordenação
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21) 2495-2401/7843-7335/Rádio 32*10774
www.markassessoria.com.br
D’pil investe sua marca no mercado internacional D’pil investe sua marca no mercado internacional Reviewed by Empresas S/A on 06:00 Rating: 5

Nenhum comentário: