Bem vindos!


Formação técnica ou faculdade: eis a questão



O setor de ensino está se adaptando à realidade do mercado, que exige profissionais cada vez mais capacitados e qualificados. Existem, porém, muitas dúvidas em relação ao que é, de fato, um ensino de qualidade. Alguns jovens saem da escola sem saber o que querem fazer e por que caminho seguir na área profissional, pois, apesar de não parecer, são muitas opções.


A faculdade é sempre a primeira escolha, forma bachareis e oferece um ponto de vista mais global sobre determinadas profissões, mas será que essa é realmente a melhor opção? Na verdade, cada modalidade de ensino tem suas vantagens, mas em determinados casos, uma ou outra é mais interessante. Existem jovens começando a carreira, com habilidades técnicas, mas não têm recursos ou disposição para encarar o tempo e as matérias oferecidas pela faculdade. Para eles, a melhor maneira de se inserir no mercado profissional é através do curso técnico. 


Para quem sonha em ingressar na área da saúde, por exemplo, existem diversas opções para profissionais com nível técnico. “Graças ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, os profissionais da área de saúde serão cada vez mais disputados no mercado de trabalho” explica Graça Formoso, diretora do CEBRAS, Centro de Ensino Brasileiro de Saúde. A área é bastante promissora para aqueles que têm o interesse em ingressar e não possui recursos nem tempo suficiente para cursar uma faculdade. Além do curso técnico o profissional pode buscar diversas especializações. A carreira nas áreas de emergência e geriatria é promissora.



Samuel Pinheiro, dono da escola da capacitação na área de petróleo e gás, Petrocenter, acredita na importância do reconhecimento do curso técnico. “Os salários para profissionais de nível técnico, dependendo da área, são muito interessantes para o jovem em início de carreira”, afirma o empresário. “Em outros países esse tipo de ensino é muito mais reconhecido do que no Brasil. Aqui ele não é visto como uma opção. As pessoas focam na importância da faculdade e esquecem que a especialização também pode ajudar na colocação no mercado de trabalho, principalmente na área de petróleo e gás, que está em ascensão”, completa.


Petrocenter – Rua Regente Feijó, 161 – Centro – RJ. Tel (21) 2518 2537/ 2516 0823 - www.petrocenterbrasil.com.br

CEBRAS - Rua México, 3 / Sobreloja - Centro - Rio de Janeiro/RJ- CEP 20031-144 - Tel: (21) 2240-9570 (21) 2240-9570 ou (21) 3553-6776 (21) 3553-6776. Funcionamento: segunda a sexta das 9h às 20h e sábado das 08:30h as 18h. www.escolacebras.com

Matéria enviada por:

Mariane de Bem
Mark Assessoria
(21) 2495 2401 
(21) 7843 7335
Formação técnica ou faculdade: eis a questão Formação técnica ou faculdade: eis a questão Reviewed by Empresas S/A on 05:08 Rating: 5

Nenhum comentário: