Bem vindos!


10 coisas que não devem ser ditas no trabalho


Conheça algumas expressões que podem prejudicar sua carreira e ascensão na empresa

Tem coisas que eu aprendi durante a minha vida profissional que ditas ou escritas, de maneira direta ou indireta, podem trazer uma dor de cabeça danada para o profissional. Querem alguns exemplos?

1. Ô imbecil! Será que estou falando outro idioma?

Essa é uma resposta que você pode falar/ouvir claramente ou que pode também ser dita em outras palavras como "oh! meu querido,oh! minha querida, você não está vendo que não foi isso que eu quis dizer?"

2. Não sei se você está conseguindo me entender porque eu falo muito rápido.

Tem gente que pensa ter uma inteligência superior aos demais mortais e tem a mania de ficar perguntando se a outra pessoa está conseguindo entender o que ela está falando, devido à rapidez com que ele se expressa.

3. Porque você mesmo não faz?

Essa é uma resposta daquelas que a gente chama de "atravessada". Um superior ou alguém pede uma ajuda para completar uma determinada atividade e ouve uma resposta dessas.

4. Quem você pensa que é para me mandar fazer as coisas? Só aceito ordens de Fulano.

Quando uma pessoa não gosta mesmo de um superior ou, por motivos diversos, está bastante dependente de um determinado "chefe" ele pode dar uma resposta dessas para um pedido feito por um "chefe de categoria inferior".

5. Tem que ser eu mesmo? Não pode ser outra pessoa?

Resposta bem típica de quem não quer muito trabalho. Claro que quem dá uma resposta dessas tem seus motivos, mas, nunca fica bem demonstrar que não tem vontade de realizar ou ajudar em alguma atividade solicitada.

6. Justo nesse dia que eu tenho um compromisso?

Grande desculpa para se livrar de alguma atividade solicitada especialmente se tiver que ser realizada em um horário extra, fora do expediente ou no final de semana. Para isso vale o batizado do filho do primo do vizinho, o aniversário da sogra do tio do amigo e por aí afora.

7. Não faço hora extra.

Uma resposta clássica do profissional que só trabalha no período determinado nem mais um minuto. Daqueles que a gente costuma dizer que às cinco da tarde larga a caneta ou a ferramenta e vai embora.

8. Não levo desaforo para casa.

Resposta de um profissional que não aceita determinadas posturas no trabalho e que precisa tirar satisfações com todos e sobre tudo.

9. Estudar? Para que estudar?

Tem gente que tem desculpas para não se atualizar e buscar oportunidade para crescer em sua profissão e na empresa. Nesse caso, um profissional pode dizer que não vale a pena estudar para crescer na empresa já que ali tem vários exemplos de pessoas que não têm muito estudo e ocupam cargos importantes. E sem deixar de dizer que esse profissional ainda vai dizer que até um presidente não sabia ler direito...

10. Estou cansado dessa empresa.

Pronto! Chegou ao ponto. Se um profissional diz isso é porque realmente tem seus motivos e talvez esteja mais do que na hora de buscar outros desafios.

Como disse antes esse tipo de coisas podem trazer complicações para sua vida profissional e, portanto, devem ser evitadas, para que elas não venham causar qualquer prejuízo à sua carreira e ascensão dentro da empresa. Em caso extremo, pense, mas não fale, ou procure falar a mesma coisa usando outras palavras.

______________________
Autor: Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. Perfil no linkedin: br.linkedin.com/pub/nelson-fukuyama/31/a78/3ba
Fonte: portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).
10 coisas que não devem ser ditas no trabalho 10 coisas que não devem ser ditas no trabalho Reviewed by Empresas S/A on 07:19 Rating: 5

Nenhum comentário: