Bem vindos!


Cuidados na elaboração do currículo


Está em dúvida se o seu currículo é atraente? Consultora dá 10 dicas de como melhorar

Muitas dúvidas surgem quando precisamos elaborar um currículo. Tudo passa a ser motivo para preocupação: experiências diversificadas demais, falta de experiência, pouca especialização, etc, etc.

Um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é elaborar apenas um modelo de currículo e distribuí-lo para todas as empresas que aparecem na frente, sem levar em conta o perfil do cargo e às necessidades da empresa.

No desespero de conseguir um emprego os candidatos se esquecem de pontos essenciais como objetividade e clareza. Os profissionais que trabalham na área de seleção recebem centenas de currículos diariamente e quanto mais precisas forem as informações maiores são as chances de o candidato ser chamado para a entrevista. Sendo assim, é preciso personalizar o máximo possível o seu currículo para a vaga pretendida, enfatizando pontos positivos e competências que possam agregar valor à empresa contratante.

Caso o candidato tenha muitas habilidades e possa se encaixar em diversos cargos, o melhor seria ter mais de um modelo de currículo, um para cada área.

Agora o ponto mais importante que gostaria de chamar a atenção é que ao procurar um emprego leve em consideração o seu ideal de vida, não procure um emprego qualquer apenas para conseguir dinheiro para pagar as contas. Pense que terá que passar muitas horas e muitos dias de sua vida executando determinadas funções e que, se não houver prazer em tais ações, o desgaste emocional se tornará insuportável.

Através do trabalho colocamos o nosso potencial de realização em prática, nos desenvolvemos e nos realizamos como pessoa, através do trabalho temos oportunidade de desenvolver humildade, paciência, perseverança, coragem e muitas outras virtudes. Então, não trate seu emprego como um emprego qualquer. Trate-o como um caminho de possibilidades de trazer boas realizações para esse mundo.

Abaixo, algumas dicas para a estruturação do currículo:

• Identificação: nacionalidade, idade, estado civil, endereço, telefone, celular e e-mail. O nome deve ser colocado centralizado no alto da folha, em fonte maior, veja exemplo:

NOME COMPLETO
Nacionalidade, Idade, Estado Civil
Endereço
Contatos

• Não é necessário escrever “Curriculum Vitae” no início do currículo.

• Objetivo: cargo ou área de interesse. Deve vir logo abaixo do item “Identificação”

• Qualificação Profissional (resumo das competências): Síntese breve das competências. valorize os conhecimentos adquiridos e conquistas realizadas.

Escreva frases contendo verbos de ação, como por exemplo, implantei, realizei, coordenei. As frases devem descrever sucintamente o que foi realizado e quais os resultados para a organização. Esta parte do currículo é muito importante, pois é nesse pequeno espaço que o selecionador se deterá mais para analisar se você tem ou não condições de concorrer à vaga.

• Formação Acadêmica: deve conter nome do curso, instituição, ano de conclusão. Começar pelo mais recente.

• Experiência Profissional: Colocar em ordem cronológica decrescente: Período (mês/ano de entrada e saída). Nome da empresa (ramo, faturamento, nº empregados), cidade e cargo (função).

Caso não tenha trabalhado: enfatize a vida acadêmica. Ex.: representante de classe, membro de Diretório Acadêmico, etc. Atividades voluntárias e esportes também podem ser incluídos.

• Cursos Complementares: coloque os mais significativos – relacionados à vaga: nome, instituição, período. Iniciar pelo mais atual. Este item pode ser colocado após a experiência profissional caso os cursos, sob o olhar da vaga pretendida, pesem menos que a experiência.

• Conhecimento em Idiomas: descreva o nível de conhecimento (conversação, leitura e escrita).

• Conhecimento em Informática: descreva os softwares que domina e cursos (se tiver).

• Atividade voluntária: pode ser colocar em casos de pouca experiência. Ressalte as atividades que agreguem valor.

______________________
Autora: Meiry Kamia é Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas, Consultora Organizacional. Diretora da Meiry Kamia - Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (www.meirykamia.com).
Fonte: http://www.brandpress.com.br/educacao-e-treinamento/cuidados-na-elaboracao-do-curriculo.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz1tWU7Mp44
Cuidados na elaboração do currículo Cuidados na elaboração do currículo Reviewed by Empresas S/A on 08:00 Rating: 5

Nenhum comentário: