Nós Indicamos


Pessoas com deficiência não encontram ofertas de trabalho em cargos de liderança


Levantamento do site vagas.com.br mostra que há poucos postos exclusivos para PCDS em cargos de coordenação, gerência, supervisão e direção. 

O preenchimento das cotas de vagas para PCDs estão restritas aos cargos operacionais. De acordo com levantamento do site de carreira vagas.com.br, utilizado por grandes empresas para selecionar profissionais para seus processos seletivos, 80% das vagas exclusivas para pessoas com deficiência são para postos operacionais, auxiliares e técnicos. Há apenas 3% de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência para os cargos de coordenação, supervisão, gerência e direção.

No banco geral de oportunidades do vagas.com.br (onde estão reunidos todos os currículos), há 29% de posições para níveis operacionais, auxiliares e técnicos. Neste mesmo banco, há 14% de vagas destinadas aos coordenadores, gerentes, supervisores e diretores.

“Este levantamento mostra que há ainda uma discrepância entre as ofertas oferecidas para pessoas com deficiência e demais públicos. Revela ainda que algumas empresas estão utilizando a Lei da Cota para preencher cargos operacionais. Mas as empresas também sofrem com a falta de qualificação dos PCDs, um dos motivos para não oferecerem mais vagas estratégicas a esse público”, explica Luís Testa, gerente de Vendas da VAGAS Tecnologia.

No site da vagas.com.br há 27,2 mil currículos cadastrados de candidatos portadores de deficiência. O grau de escolaridade apresentado neste banco mostra que a qualificação deste público precisa ser aperfeiçoada. Do total de currículos cadastrados de PCDs, 6% possuem superior completo e apenas 0,9%
frequentando algum curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

O levantamento também comparou o nível de exigência de escolaridade para vagas gerais e exclusivas para PCDs veiculadas no site vagas.com.br. No banco geral de vagas, 66% das oportunidades são para candidatos com superior completo ou em andamento. No caso dos portadores com deficiência, há 32% de postos para candidatos com superior completo ou em andamento.

“Ainda há desequilíbrio nestas oportunidades. As empresas podem ajudar a investir mais nesse público e oferecer novas vagas para eles. Os portadores também precisam continuar aprimorando sua carreira para que este quadro se reverta logo”, diz Testa.

Por meio dessa amostra também foi possível identificar o tipo de deficiência dos candidatos que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Do total de 27,2 mil, 54% apresenta algum tipo de deficiência física (14,7 mil). Os deficientes auditivos representam 23% da amostra (6,3 mil). No caso dos deficientes visuais, estão identificadas 4,8 mil pessoas com essa característica, ou 17,6% do todo. Os portadores de deficiências mentais somam 2,4 mil (9%) e 800 têm deficiência relacionada à
fala (3%).

O levantamento foi feito com base nos postos de trabalho divulgados no vagas.com.br pelas cerca de 1700 empresas que contam com a tecnologia VAGAS. O site de carreiras vagas.com.br é controlado pela VAGAS Tecnologia, responsável pela informatização da gestão de processos seletivos de 52 das 100 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro, e conta com 60 milhões de currículos cadastrados em bancos exclusivos.

Para fazer parte do processo de seleção, é necessário apenas cadastrar as informações pessoais e profissionais no vagas.com.br e selecionar as oportunidades de trabalho mais adequadas ao
perfil.

Quantidade de vagas para PCDs por Estado:

São Paulo  770 vagas
Rio de Janeiro 180 vagas
Minas Gerais 96 vagas
Paraná 56 vagas
Bahia 35 vagas
Demais Estados 471 vagas


Sobre a VAGAS Tecnologia

A VAGAS Tecnologia foi fundada em 1999. A companhia atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS E-Partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos.

A empresa também é controladora do vagas.com.br, um dos maiores sites de carreira do Brasil e um dos poucos portais com serviços totalmente gratuito para candidatos. O sistema VAGAS administra em torno de 60 milhões de currículos e possui tráfego mensal médio de 122 milhões de page views.

A VAGAS tem como clientes cerca de 1700 empresas em todo o país de médio e grande porte, incluindo 52 das 100 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro. Elas utilizam os softwares da companhia para geris seus processos de seleção e utilizam o banco de currículos do vagas.com.br para buscar candidatos.

______________________
Fonte: Conteúdo Comunicação - via BrandPress - http://www.brandpress.com.br/comportamento/pessoas-com-deficiencia-nao-encontram-ofertas-de-trabalho-em-cargos-de-lideranca.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz1tWQ7TnAN
Pessoas com deficiência não encontram ofertas de trabalho em cargos de liderança Pessoas com deficiência não encontram ofertas de trabalho em cargos de liderança Reviewed by Empresas S/A on 08:00 Rating: 5

Nenhum comentário: