Bem vindos!


A influencia das redes sociais no meio profissional


As redes sociais vem tomando uma grande e significante fonte de informações geralmente onde as pessoas conseguem fazer comentários e postarem informações a respeito de sua conduta, demonstram suas principais características e assim abrem um pouco mais sobre seu lado profissional e pessoal, como exemplo dessas redes podemos destacar o Linkedin e Facebook.

É sempre importante tomar certo cuidado com essas informações expostas, pois elas podem auxiliar ou denegrir a imagem de uma pessoa por determinadas situações colocadas. Ainda não é generalizado, mas existem varias organizações que utilizam desse meio para buscar informações sobre o lado pessoal do profissional na hora de contratar. É justamente neste ponto que o profissional pode ter um aliado para uma recolocação ou acabar perdendo alguma chance na carreira por informações postadas nessas redes.

Da mesma forma essas redes podem auxiliar quanto a divulgação de oportunidades e informações sobre os profissionais, onde em alguns casos podem ser fontes de informações sobre o histórico e experiências. Muitas organizações podem inclusive ter referencias sobre algum detalhe que possa ser importante para contratação como é o caso do Linkedin, onde muitas pessoas trocam informações para buscar realmente o lado profissional. Nesse caso a divulgação do perfil pode ser bastante útil para busca de profissionais e oportunidades, é uma rede extremamente profissional, fonte de ótimas informações.

Em casos como Facebook a empresa certamente buscará informações sobre o lado pessoal, rede de amigos, principais atividades realizadas, comunidades associadas, comentários e fotos. Na maioria dos casos em que as empresas vão buscar esse tipo de informações, são mais empresas de pequeno porte e em algumas vezes médio, onde o convívio com a pessoa é muito mais próximo e essas informações podem fazer diferença devido ao convívio e proximidade que existirá.

Essas informações ou redes de relacionamento auxiliam em pequenos detalhes quanto a contratação, porém vemos que na grande maioria das empresas, a efetividade de um profissional é avaliada em testes e períodos de experiência, onde de fato se conhece as principais qualificações do profissional. Como existe um numero de empresas que podem utilizar isso como fonte de avaliação de profissionais disponíveis buscando oportunidades, não custa se atentar as informações mencionadas através de seus perfis para quem sabe garantir um oportunidade de recolocação.

______________________
Autora: Ariane Lima - Consultora de Carreira - Chess Human Resources
Fonte: Conceito Notícias via BrandPress - http://www.brandpress.com.br/comportamento/a-influencia-das-redes-sociais-no-meio-profissional.html
A influencia das redes sociais no meio profissional A influencia das redes sociais no meio profissional Reviewed by Empresas S/A on 08:31 Rating: 5

Nenhum comentário: