Bem vindos!


5 Dicas para aprender inglês mais rápido


Você já não tem tempo a perder e quer acelerar seu aprendizado? Confira as dicas de Rosangela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, para você aprender o inglês mais rápido:

1) Vai para uma escola de inglês? Só estude em salas com turmas pequenas. O máximo ideal para o aprendizado é de seis alunos em sala. Mais que isso, o tempo de fala de cada aluno é mínimo, independentemente do método. Aprender um idioma não é como aprender História. Você precisa falar muito para perder o medo de se expor, e ser ouvido pelo professor para que ele o corrija. Como o professor consegue ouvir vinte alunos em sala? Não consegue. Se puder escolher, opte por aula particular com um professor indicado por um especialista. Há escolas que só fazem isso: mapeiam suas necessidades e buscam o melhor professor para você, com aula na sua residência ou empresa.

2) Se não é disciplinado, torne-se. Mas divirta-se também! Para aprender um idioma, você precisa estudar as regras, o vocabulário, a pronúncia. Leia pelo menos um artigo por dia, aprendendo palavras e observando estruturas. Precisa ouvir música, assistir vídeos para treinar a compreensão oral. Podcasts no TED, músicas, cursos no Coursera - há infinitas possibilidades de colocar o inglês na sua vida e ainda se divertir e aprender outras coisas ao mesmo tempo. Você também precisa falar todos os dias - com o professor, com seu chefe, seu primo... Combine com várias pessoas diferentes: almoce com um amigo uma vez por semana, só falando em inglês. Combine com seu chefe algo assim, e, aos poucos, falará com pessoas diferentes, em contextos diversos. É por aí. Não ache que vai aprender só indo à aula duas vezes por semana. Neste ritmo, você vai perder anos da sua vida "fazendo inglês" e, pior, perde também muitas oportunidades.

3) Empatia é tudo. Se não gosta do professor, troque de professor, de turma, de escola. Você precisa se sentir confortável com aquela pessoa, tem de ter prazer com este aprendizado. Lembra daquele professor que você amava no Ensino Fundamental ? Coincidentemente você prestava mais atenção e estudava mais para a matéria dele. Mas não comece a colocar defeito em tudo: no professor, no livro, no método - isso pode ser um mecanismo de defesa, muito comum em quem não gosta de determinado aprendizado. Ele vai sempre dizer que não aprende porque há algo externo que o atrapalha. Quem quer, encontra um jeito. Quem não quer, encontra uma desculpa.

4) Hoje se aprende idiomas com métodos muito diferentes entre si. Qual o melhor? Aquele que mais se aproxima da sua forma de aprender. Há pessoas que aprendem mais com livros, outras pela internet, algumas preferem simulações. E a maioria aprende mais rápido quando vê utilidade, quando os assuntos do curso estão relacionados a algo do seu trabalho, ou dos seus interesses pessoais. O melhor dos mundos é a aula particular com um professor e método adequados ao seu perfil, com um programa orientado e acompanhado por especialistas. O investimento é maior se comparado a escolas franqueadas, mas, se seguir as orientações dos itens 2 e 3, você investirá por muito menos tempo. Avalie custo-benefício. Mas se não puder mesmo pagar por algo assim, opte por um professor indicado por alguém que conheça ou tenha obtido ótimos resultados com aquele profissional. Ou então escolha uma escola que tenha uma turma pequena - e um excelente professor. Há escolas que permitem o rateio da hora-aula entre seus amigos, e o professor vai até você. Quem sabe você pode ter melhores resultados com os colegas do trabalho, com seus amigos do prédio ou alguém da família?

5) Só faça intercâmbio para aprender inglês quando chegar ao nível intermediário aqui no Brasil. Um mês no exterior trará excelentes resultados se você já tiver nível intermediário, porque você naturalmente aproveitará qualquer oportunidade para se comunicar: com o motorista de taxi, com o atendente do mercado, professores, colegas de outras nacionalidades. Se estiver no nível básico, provavelmente vai ficar mais calado e seu melhor amigo será o brasileiro que fala melhor que você. E isso é péssimo.

______________________
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e Professora de Estratégia na Pós-Graduação da FGV. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Atualmente é aluna de Pós-MBA da FIA/USP.
Fonte: Ecco Press - www.eccopress.com.br
5 Dicas para aprender inglês mais rápido 5 Dicas para aprender inglês mais rápido Reviewed by Empresas S/A on 07:30 Rating: 5

Nenhum comentário: