Bem vindos!


Como gerir duas empresas e alcançar resultados positivos em um mercado competitivo



Monica Leonardi alavancou uma multinacional italiana no Brasil e ainda fundou empresa pioneira no mercado de cafés

O mercado corporativo exige cada vez mais profissionais capacitados e multifuncionais. Para se destacar dentro de uma organização é necessário investir em conhecimento e aperfeiçoar constantemente suas habilidades. As empresas buscam gestores pró-ativos, capazes de solucionar eventuais problemas, além de contribuir com o resultado final da organização.

Ao dar andamento a dois projetos simultaneamente é necessário ter ciência que será preciso muita persistência e dedicação para que ambos os negócios deem certo, além de estar cercado por uma boa equipe. “O sucesso de uma organização não é alcançada apenas pelo gestor, mas sim por toda uma equipe qualificada e esta sim deve ser bem gerida”, afirma Monica Leonardi, diretora da Laspaziale Brasil e fundadora da Leonardi.

A empresária é uma das poucas mulheres a se destacar na indústria cafeeira. Iniciou sua trajetória empreendedora em 1987, quando fundou a empresa Terra Brasil – hoje não está mais a frente do negócio - e atualmente ocupa o cargo de diretora da multinacional italiana La Spaziale no Brasil.

“Todo gestor de uma organização deve constantemente investir em conhecimento. Desta forma será capaz de identificar as exigências do mercado naquele momento, ter capacidade e atitude para promover inovações, conseguir planejar mudanças e delegar funções para sua equipe”, comenta a empresária.

No último ano, Monica Leonardi, decidiu buscar novos desafios e, então, fundou a Leonardi, empresa pioneira no mercado brasileiro, responsável por produzir cápsulas de café biodegradáveis. “A produção é direcionada para os torrefadores que querem colocar seus cafés nas cápsulas e, para podermos extrair este produto com qualidade, a LA Spaziale lançou máquinas para essas cápsulas”.

Mais do que gerir duas empresas ao mesmo tempo, a empresária fez nascer uma oportunidade dentro de uma necessidade identificada no mercado e ainda conectá-la a sua primeira função. De acordo com Monica, ao estar atento ao mercado, entender a fundo o segmento em que atua e conhecer todos os processos dentro de uma organização, torna-se mais fácil ter ideias e promover inovações no setor.

A empresária, que está à frente de duas organizações dentro de um dos segmentos mais competitivos do mercado, ressalta que “para gerenciar duas empresas ao mesmo tempo é necessário muita resiliência e por algum tempo se abdicar de algumas questões pessoais”.

Leonardi dá dicas importantes às pessoas que pretendem encarar o desafio de estar à frente de mais que uma organização:

1- Gerencie os colaboradores: defina as responsabilidades de cada um e deixe claro a importância que cada funcionário tem para a organização. Isso dará mais motivação a eles.

2- Organize as informações: investir desde o início em tecnologia é uma forma inteligente de organizar informações. Arquive e documente tudo o que for necessário. Procure utilizar ferramentas que auxiliem o trabalho dos colaboradores e mantenha todas as informações da empresa/produtos em ordem.

3- Faça um planejamento estratégico: É de extrema importância ter conhecimento sobre todos os fatores internos e externos que circundam a organização, como o mercado, os clientes, a concorrência, fornecedores, colaboradores, capacidade de produção atual, de prestação de serviço e de vendas, por exemplo. Apenas conhecendo sua empresa e sua capacidade no mercado, torna-se possível elaborar um planejamento estratégico detalhado, que será responsável por guiar a organização nos próximos passos.

4- Inove e melhore constantemente: Busque informações no mercado sobre novidades, tendências e novos métodos de gestão. Colha informações dentro da própria organização. Colaboradores que trabalham no dia-a-dia estão mais ativos aos procedimentos e podem sugerir boas mudanças. O gestor deve investir em conhecimento dentro de seu segmento de atuação e aperfeiçoar técnicas de gestão. A união destes itens, com certeza, refletirão no sucesso da empresa e no seu crescimento profissional.

______________________
Fonte: V2 Assessoria de Comunicação - www.v2comunicacao.com.br
Como gerir duas empresas e alcançar resultados positivos em um mercado competitivo Como gerir duas empresas e alcançar resultados positivos em um mercado competitivo Reviewed by Empresas S/A on 06:06 Rating: 5

Nenhum comentário: