Bem vindos!


Bolware: os boletos estão seguros?


Saiba como se defender do malware que ataca sistemas de boletos

Você já ouviu falar em fraudes envolvendo boletos? Os golpes vão desde estratégias simples, de envio de cobranças indevidas pelos Correios, até sistemas bastante elaborados envolvendo tecnologia e internet. O Bolware, um malware que ataca sistemas de boletos, é o mais recente esquema criminosos do tipo, descoberto por meio de uma ação conjunta das polícias do Brasil, Estados Unidos e Israel. O vírus infecta computadores, alterando dados de boletos no momento da impressão ou do pagamento online. A fraude tem deixado muitos empresários preocupados. A boa notícia, no entanto, é que há prevenção!

Apesar da ameaça do Bolware, seus boletos podem manter-se em perfeita segurança. Para isso, basta tomar algumas medidas simples. Confira as informações abaixo e entenda como agir!

Como o Bolware funciona?

Para começar, é essencial que você compreenda como o Bolware funciona. O vírus é enviado para os consumidores que utilizam o sistema Windows, por meio de mensagens suspeitas que solicitam uma ação, como um “clique aqui”, por exemplo. Se o internauta acionar o comando, a máquina será infectada.

No momento em que o cidadão for realizar o pagamento ou a impressão de um boleto, o malware troca as informações e apresenta a ele um documento muito semelhante, porém falso. Ao realizar o pagamento, o dinheiro vai para falsário. Isso significa prejuízo tanto para o consumidor, que ficará devendo, quanto para o empresário, que não receberá.

A geração dos boletos continua segura!

Os boletos estão seguros? Essa foi a questão que chamou sua atenção quando começou a ler o texto, certo? Saiba que a resposta para ela é “sim”! Fique tranquilo. O sistema de geração de boletos continua seguro e pode ser utilizado normalmente. Como você viu acima, o vírus compromete a máquina do usuário e não a emissão dos boletos em si. Para evitar prejuízos e garantir que seus clientes ficarão longe das fraudes, vale a pena alertá-los sobre o caso e solicitar que tomem medidas preventivas. Quer saber como? Confira as dicas abaixo!

Prevenção: a melhor arma contra fraudes

Informação é fundamental na luta contra os falsários! Alerte seus clientes sobre os procedimentos de segurança que os deixarão longe do Bolware. É mais simples do que você imagina! Veja!

Apenas o sistema Windows está vulnerável

Para começar, tenha em mente que o problema só afeta pessoas que usam navegadores como Internet Explorer, Firefox e Chrome, ou seja, apenas aquelas que pagam suas contas utilizando computadores do sistema Windows. O recomendado, portanto, é que nos próximos meses todos quitem os boletos utilizando os smartphones, o que é bem fácil. Aquelas pessoas que possuem máquina da MAC também podem utilizá-las normalmente!

Mensagens suspeitas devem ser descartadas sempre

O uso de smartphones ou computadores MAC, por si só, é uma medida que garante o combate seguro ao Bolware. Mas também não custa lembrar que há outras medidas de segurança importantes quando se trata de Internet. Manter o antivírus atualizado e apagar do computador, seja no e-mail e nas redes sociais, todas as mensagens vindas de destinatários desconhecidos também são ações fundamentais para evitar que os computadores acabem infectados. Faça uma faxina!

A Polícia Federal e o FBI estão trabalhando para colocar fim à quadrilha internacional que desenvolveu o Bolware. A indústria da tecnologia também deve conseguir em breve desenvolver um antivírus capaz de neutralizar a fraude. Até lá, no entanto, o melhor caminho é o bom senso!

______________________
Autor: Diego Contezini, COO do http://asaas.com
Fonte e Imagem: Arbor Comunicação Integrada - www.arborcomunicacao.com.br
Bolware: os boletos estão seguros? Bolware: os boletos estão seguros? Reviewed by Empresas S/A on 10:05 Rating: 5

Nenhum comentário: