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Black Friday: por que usar SMS na estratégia de negócio?


Inúmeras estratégias de marketing digital são aplicadas por empresas com o objetivo de ampliar as vendas. As expectativas comerciais aumentam em datas comemorativas e durante a alta temporada de compras - que começa na Black Friday e termina no Natal. Neste cenário, as tradicionais abordagens, como o envio de SMS, parecem ficar em segundo plano, mas, na realidade, elas são ótimas aliadas e um eficaz meio para interação com o público.

Analisando o mercado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que o Brasil encerrou dezembro de 2015 com 257,8 milhões de linhas móveis - 8% menos em relação ao número total de linhas em 2014. Muitos acreditam que essa queda seja devido ao crescimento do uso de aplicativos de mensagens e consequente abandono do segundo ou terceiro chip.

Observando esses números com bastante critério, o que parece uma retração no mercado, torna-se uma oportunidade de obter mais assertividade no contato com clientes, pois o ambiente está ainda mais propício para mensagens. Assim, são 257,8 milhões de oportunidades de vendas.

Dessa forma, o SMS se torna uma estratégia bastante atrativa e nada obsoleta para as empresas se diferenciarem e conquistarem mais clientes, principalmente em grandes oportunidades comerciais como a Black Friday.

Segundo a Cellit. a mensagem de texto pode ser oito vezes mais eficaz para engajar os clientes quando comparada com outros meios de comunicação. Dentre os motivos para esta afirmação, destaco que a ferramenta proporciona um contato mais direto e menos invasivo, que permite que a mensagem seja acessada pelo cliente no momento mais oportuno do seu dia.

Adicionalmente, por não enfrentar barreiras como filtros anti-spam, atrasos dos correios ou queda do sinal da internet, apresenta alta taxa de entrega e abertura. De acordo com a Venture Beat, o SMS tem uma taxa de abertura de aproximadamente 98%. Ainda, a resposta do consumidor é tão rápida quanto o recebimento da mensagem. É uma comunicação ágil, que funciona em duas vias e facilita a interação entre consumidor e empresa — principalmente quando existe prazo para aproveitar as ofertas.

Outro destaque é a rentabilidade, pois cada mensagem custa centavos e cada cliente consome mais do que o custo de conversão. Por isso, o valor de campanhas de SMS Marketing é extremamente atraente tanto para grandes empresas como para as pequenas, que buscam diferenciação no mercado e no relacionamento com clientes.

Portanto, em um mundo cada vez mais competitivo, cada oportunidade de fechar negócio deve ser aproveitada a fim de promover uma régua de relacionamento com clientes que proporcione mais lucratividade e satisfação, conquistando a fidelidade do consumidor para as próximas compras.

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Autora: Silvana Razeira é gerente de Negócios da Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores.
Fonte: RMA Comunicação - www.rmacomunicacao.com.br
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