Bem vindos!


Como elevar a competitividade industrial?


Inovação e parcerias estratégicas são fatores que fazem a diferença quando o assunto é desenvolvimento

A crise econômica piorou a concorrência das empresas brasileiras e, conforme revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil está menos competitivo - encontra-se em penúltimo lugar em um ranking de 18 países. Para se ter uma ideia, países como Chile, México e Peru estão à frente do Brasil. Ainda de acordo com a CNI, os países foram selecionados para pesquisa em função das características econômicas, sociais e conforme a participação no mercado internacional.

E como estimular a competitividade industrial? Investir em inovação e buscar parcerias estratégicas estão entre as alternativas. É aí que entidades e associações industriais têm um papel fundamental, é o caso da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), que busca estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos.

Segundo o diretor da AHK Paraná, Andreas Hoffrichter, a entidade é uma porta de entrada para os investidores alemães que possuem interesse em investir no Brasil.

Diferencial competitivo
As companhias que desejam se destacar no mercado devem apostar nos processos criativos e sustentáveis, afinal, a inovação traz um diferencial competitivo para o desenvolvimento da indústria. E quando falamos em inovação não podemos deixar de citar a economia alemã. “A Alemanha é uma das economias mais inovadoras do mundo, com investimentos maciços e tecnologia de ponta”, reforça Hoffrichter.

Ele acrescenta, ainda, que a Alemanha acredita no Brasil e considera o país um parceiro estratégico. “Apesar das diferenças culturais, existe uma grande afinidade entre os dois países e esse intercâmbio é sinônimo da intensificação das relações entre Brasil e Alemanha, que há mais de 100 anos é parceira de negócios do Brasil. Não é por acaso que existem mais de 1.600 empresas alemãs no país, que empregam cerca de 250 mil pessoas”, afirma.

______________________________
Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.
Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.
Fonte e foto: Comunicação AHK Paraná - Smartcom - www.smartcom.net.br
Como elevar a competitividade industrial? Como elevar a competitividade industrial? Reviewed by Empresas S/A on 14:59 Rating: 5

Nenhum comentário: