Nós Indicamos


Manutenção de Data Centers: vital para a continuidade da operação


* Por Celso Rodrigues 

Cuidar da infraestrutura de TI de uma empresa não é uma tarefa simples. É nela que se concentram fluxos e informações importantes, com operações que são, muitas vezes, de missão crítica para os negócios de uma companhia. Nesse sentido, falhas podem ser fatais e uma ameaça para a saúde do negócio. Quando falamos de Data Centers, uma simples parada pode representar um grande prejuízo. Exemplos disso não faltam. Imagine uma companhia de meio de pagamentos que fica sem sistema por um incidente em seu Data Center? Prejuízo certo para ela e seus clientes.

A interrupção da continuidade das operações pode ser causada por diversos fatores, mas, principalmente, por erro humano e falha na infraestrutura de TI, que pode ocorrer por desgaste do sistema ou simplesmente a não verificação de um problema iminente. Para evitar este tipo de falha, a única solução é contratar um serviço de manutenção especializado 24x7.

Infelizmente, muitas empresas optam por não investir em um serviço que cuide de toda a sua infraestrutura de TI, e decidem usar soluções incompletas e/ou paliativas, como contratar a manutenção de alguns equipamentos de forma fragmentada e deixar outros sistemas sem manutenção. Evidentemente, essa não é uma boa escolha, já que não existe um único responsável por todo o Data Center. Caso haja um sinistro, provavelmente haverá uma transferência de responsabilidade de um fornecedor para o outro, tentando se abster de culpa. O que as organizações precisam entender é que o que está em jogo é algo de valor muito maior do que o custo da manutenção especializada: estão comprometidos o investimento feito na infraestrutura e, mais importante, a prestação de serviço da empresa e, consequentemente, sua imagem.

A manutenção especializada é um serviço muito específico e delicado. Por isso, é de suma importância contar com apoio qualificado. Nesse sentido, destaco que é importante que o parceiro conte com equipes próprias, redundantes e especializadas em todas as disciplinas que envolvem a manutenção de um Data Center. Isso é fundamental para que ele consiga assegurar que as possíveis falhas não fiquem sem resolução em períodos sem vigilância, inclusive durante a noite, em fins de semana ou nos feriados.

Por isso, o serviço de manutenção 24x7 é vantajoso e confiável. Para garantir um bom processo de manutenção, ele deve ser preditivo (substituir peças antes do final da vida útil, por exemplo), preventivo (técnicos realizam visitas periódicas ao ambiente, definidas junto com o cliente por meio de um cronograma), e corretivo (etapa em que são feitas as correções necessárias). Tudo isso com o objetivo de manter intacta a resiliência original concebida para o Data Center, por todo o seu ciclo de vida.

Adicionalmente, quando uma empresa passa a contar com o serviço de manutenção especializado, seus profissionais podem dedicar-se exclusivamente ao core business do negócio. Isso significa, por exemplo, ter todas as peças de reposição em estoque, previamente incluídas no contrato.

Aproveito para destacar outros itens relevantes que uma companhia pode esperar – e exigir - desse fornecedor: SLAs que garantam que o atendimento seja realizado conforme acordado, baixa rotatividade de técnicos, equipamentos de manutenção diferenciados e de alta tecnologia, auditoria para verificação de possíveis vulnerabilidades e custo fixo e conhecido por toda a vigência do contrato.

Em suma, contar com um atendimento especializado de manutenção faz toda a diferença para garantir o pleno funcionamento do Data Center, a eficiência operacional da companhia e a continuidade dos negócios sem falhas e surpresas indesejadas.

____________________________________
Autor: Celso Rodrigues é Gerente de Ongoing da Aceco TI, empresa especializada em projeto, construção e manutenção de ambientes de missão crítica.
Fonte: RMA Comunicação Corporativa - www.rmacomunicacao.com.br
Manutenção de Data Centers: vital para a continuidade da operação Manutenção de Data Centers: vital para a continuidade da operação Reviewed by Empresas S/A on 13:55 Rating: 5

Nenhum comentário: