Bem vindos!


Atenção aos módulos do SPED


Por Johney Laudelino da Silva

Instituído pelo Decreto nº 6.022/2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é mais um avanço na informatização da relação entre o Fisco e os contribuintes. No portal do SPED, é possível encontrar todas as informações necessárias para a geração de arquivos, assim como download dos programas, leiautes, tabelas, atualizações, comunicação com a Secretaria de Estado da Fazenda de cada unidade federativa, entre outros serviços.
Atualmente, com mais de dez módulos, o projeto SPED tem como objetivo aumentar a fiscalização, evitar evasão fiscal e estimular os contribuintes a automatizarem cada vez mais os seus processos administrativos e operacionais, são eles: Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e); Escrituração Contábil Digital (ECD); Escrituração Contábil Fiscal (ECF); Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições); Escrituração Fiscal Digital do ICMS e IPI (EFD ICMS IPI); Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf); e-FINANCEIRA, conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, além da prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB); eSocial, unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que tem a finalidade de padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional; Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e); Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e); Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Esses módulos possuem em sua essência a automatização dos controles e processos, geração de dados e cruzamento das informações. Logo, se as empresas conseguirem automatizar tais processos, ao atender o que foi designado pelos órgãos competentes para cada item, terão mais eficiência, menos retrabalho e menor custo. Para tanto, além da visão de custo operacional, é fundamental investir em soluções fiscais flexíveis que facilitam o dia a dia, tragam dados mais confiáveis e sejam compatíveis com as demandas do negócio.
__________________________________________
Autor: Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária e na Solução Fiscal GUEPARDO da FH. É formado em Ciências Contábeis e possuiMBA em Gerência Contábil pelo IBPEX. E-mail: johney.silva@fh.com.br .
Sobre a FH – Com 18 anos de mercado, a FH é uma empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. Conta com mais de 220 clientes ativos, aproximadamente 500 colaboradores, oito sedes – Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Joinville, Rio de Janeiro, Brasília, Stuttgart e Madrid. A FH tem atuação em mais de 30 países nos mais variados segmentos da indústria, como: varejo, manufatura, fashion, utilities, energia, financeiro, farmoquímica, agroindústria e setor público. A companhia conta com três linhas de negócio: Services, formada pelas áreas de Consulting, Technology e Fiscal – dedicadas à venda e implementação de projetos SAP, projetos omnichannel (SAP Hybris: e-commerce, marketing, faturamento, vendas e serviços em uma única solução) e projetos fiscais; Outsourcing – suporte online 24 x 7 – e Software – Solução Fiscal GUEPARDO e Camaleo (plataforma com aplicação global para desenvolvimento de soluções). Em 2016, a FH conquistou o prêmio de melhor parceira SAP do Brasil – nas categorias SAP S/4HANA, SAP Hybris e VAR-GB. Neste ano, a companhia também recebeu o selo SAP Recognized Expertise em SAP S/4HANA, Hybris Commerce e Cloud for Costumer, que comprova a expertise da empresa, tanto em projetos omnichannel, quanto na implementação do ERP de última geração da gigante alemã. Mais informações em:
http://www.fh.com.br.
Fonte: Comunicação FH: Smartcom - Inteligência em Comunicação -
www.smartcom.net.br
Atenção aos módulos do SPED Atenção aos módulos do SPED Reviewed by Empresas S/A on 18:05 Rating: 5

Nenhum comentário: