Bem vindos!


Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos


Por Alexandre Farhan e Camila Falcari

Muito se tem comentado sobre os problemas de sustentabilidade do plástico em diversos segmentos. Na verdade, mais do que atacar o doente para matar a doença, é preciso ir a causa e não o efeito. Então, para sanar os problemas dos dejetos plásticos é necessário que as coletas seletivas sejam implementadas com muito mais rigor em todas as esferas. Os materiais plásticos definitivamente conquistaram o seu lugar no mundo e parece ser impossível serem substituídos em alguns componentes e peças, especialmente nos chamados Polímeros de Engenharia.

Com o avanço constante das tecnologias e novidades de mercado, se tornou necessária a criação de algum material que pudesse realizar ou suprir, como matéria-prima, inúmeros produtos ou outros artefatos. E os plásticos são materiais que suprem muitas dessas necessidades, e além disso, proporcionam uma praticidade e inovação única.

Já ficou claro que selecioná-los adequadamente para uma aplicação, vai além de se obter algum tipo de vantagem econômica. O objetivo dos Polímeros de Engenharia é valorizar o bom desempenho, garantia de qualidade, segurança das pessoas e até mesmo como uma forma de proteção para o meio ambiente. Há cerca de dois anos, por exemplo, uma importante fábrica de caminhões, passou a ter embreagens totalmente de plástico. Antes eram feitas somente de almas metálicas e apenas recobertas com camadas plásticas. Isso só foi possível porque esses materiais apresentam propriedades que são capazes de substituir um metal. Um exemplo disso é a Poliamida (mais conhecida como 'Nylon'), que suporta boas exigências mecânicas, térmicas, químicas, dentre várias outras características.

Hoje em dia, as áreas de aplicações são bem variadas, abarcando a indústria automobilística, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, embalagens, indústria alimentícia, indústria têxtil, cosméticos e hospitais. No ramo automobilístico, materiais de engenharia permitem aos desenvolvedores de produto a criarem designs complexos para as peças apresentarem grande desempenho.

Para os eletrônicos e eletrodomésticos, além de exigirem uma boa resistência térmica, as peças feitas com esses polímeros também permitem a concepção de um design que acaba chamando muito a atenção do cliente. Já as indústrias têxteis contam com a Poliamida para a produção de roupas, tapetes e afins. Ou seja, observando todas essas questões, podemos ter a noção da importância destes materiais e notar a maneira que eles atuam no nosso cotidiano e se fazem tão presentes e indispensáveis.

A Poliamida ou Nylon é um polímero bem conhecido e utilizado na indústria onde apresenta elevadas propriedades mecânicas, principalmente quando são sujeitos a altas temperaturas ou solventes. Ela foi um dos primeiros materiais a serem considerados como Polímero de Engenharia, por causa das suas ótimas propriedades. A Poliamida foi desenvolvida no início da Segunda Guerra e seu principal uso foi na fabricação de paraquedas. O fato importante é que a partir da descoberta do Nylon ou Poliamida, principalmente a Europa e América deixaram de ser dependentes da seda japonesa. Foi neste mesmo momento em que os Estados Unidos estavam com atritos nas relações diplomáticas e comerciais com o Japão, por causa do pós-guerra. Há uma história, que o nome Nylon seria uma afronta aos japoneses cuja tradução seria: "Now you´ve lost, old nippon" (Agora você perdeu, meu velho Japonês).

Por fim, vale ressaltar, que a cada momento materiais como esse estão sendo analisados, estudados e melhorados para garantirem ainda mais sua performance e suprirem as necessidades do mercado mundial.

_____________________________________
Autores: Alexandre Farhan, diretor-técnico, e Camila Falcari, técnica em plásticos, e aluna da Escola LF de cursos profissionais em plásticos (https://escolalf.com.br/)
Fonte: Vervi Assessoria de Imprensa -
www.grupovervi.com.br
Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos Reviewed by Empresas S/A on 08:47 Rating: 5

Nenhum comentário: