Bem vindos!


Geórgia figura entre os maiores produtores de vinhos do mundo e conquista apreciadores no Brasil


Após mais de 70 anos de domínio russo, a Geórgia, que conta com uma variedade de mais de 500 uvas oriundas de sua região, começa a figurar entre os maiores produtores de vinhos do mundo. O solo e as condições climáticas, além da quantidade, permitem a cultura de uvas exclusivas e com as mais variadas características para a produção de vinhos diferenciados.

Apesar de ser uma novidade na “Terra Brasilis”, os vinhos da Geórgia, antiga república soviética, são uma referência na enologia mundial, não só pela diversidade e exclusividade de suas uvas e processo de produção, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, mas também pelo fato de o país ser considerado o berço da vinicultura mundial.

Para Tiago Pereira, sommelier homologado pela ABS (Associação Brasileira de Sommelieres) e que foi um dos quatro sommelieres escolhidos para participar da Copa do Mundo de Futebol realizada em 2014 no Brasil, na sede de Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), os vinhos georgianos reúnem características que agradam os mais diversos paladares. “As qualidades olfativas e gustativas dos vinhos da Geórgia exaltam frutuosidade e frescor, que são reflexos do seu terroir, o que permite que a qualquer ensejo tenha várias opções acessíveis para oferecer”, explica.

Reconhecido por sua expertise na descoberta de novas tendências no setor vinícola, Pereira lista também algumas características que, por conta da exclusividade, já que essas uvas são produzidas apenas na região de Kakheti, no norte do país, diferenciam as uvas cultivadas em vinícolas georgianas de outras mais conhecidas pelos consumidores brasileiros. “A uva Rkatsiteli, usada para a produção do Tbilisi White Dry Wine, tem como característica seu frescor e notas sutis que lembram flores, feno, pera e frutas secas. Já a uva Saperavi, utilizada para produzir o Tbilisi Red Dry, promove ao vinho bela acidez, taninos sutis, além de aromas que lembram frutas do bosque. Já o Saperavi Red Dry, entrega mais complexidade espelhando rigorosamente ao seu terroir. Visual com coloração densa vermelho ruby, aroma complexo que lembra romã, figo, mirtilo e amora. Em boca, vem com excelente acidez adstringente, com final longo e harmonioso”, detalha o especialista.

Harmonização

Segundo Pereira, saber harmonizar o vinho com o prato ideal é uma das experiências mais interessantes e prazerosas em enogastronomia. “Harmonização um fator crucial quando tratamos de vinhos, os vinhos da Geórgia têm como fator primordial a qualidade em sua acidez, adstringência e aromas que representa fielmente seu terroir. Com esses fatores favoráveis, é possível harmonizar com saladas e frutas, mariscos e peixes, quando o assunto são os vinhos brancos. Em relação aos tintos, por suas características já destacadas, acompanham bem queijos, embutidos, defumados, carnes de caça, porco e aves, como peru, faisão e galinha d' angola”, avalia.

O sommelier, que conheceu os produtos por intermédio da Wine7, empresa que tem exclusividade na importação dos vinhos da Geórgia, acredita que há grande possibilidade de a vinicultura georgiana ocupar espaço entre os apreciadores brasileiros dessa iguaria. “Fico feliz por ter a oportunidade de conhecer essa metodologia de vinificação georgiana. Através da Wine7, desfrutei de vinhos encantadores com proposta intimista de custo benefício que veio somada à sua rica história. Ao meu ver, devemos ser mais permissíveis para conhecer novas propostas de vinhos ou seja beber vinhos e não rótulos”, arremata o profissional.

Sobre a Wine7

Criada em 2015, a WINE7 é uma empresa com conceito inovador e trabalha com importações de produtos exclusivos no setor de bebidas destiladas e fermentadas, como vinhos georgianos e vodcas polonesas.

Mais informações: www.wine7.com.br
______________________________________________
Fonte e foto: BPA Comunicação Integrada
Geórgia figura entre os maiores produtores de vinhos do mundo e conquista apreciadores no Brasil Geórgia figura entre os maiores produtores de vinhos do mundo e conquista apreciadores no Brasil Reviewed by Empresas S/A on 08:33 Rating: 5

Nenhum comentário: