Bem vindos!


Expansão do mercado de vendas gera demanda por profissionais e aumenta oferta de cursos de especialização no setor

          

O comércio varejista no Brasil vai crescer 4,9% até o fim de 2021. Essa é a projeção divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a instituição, somente em julho deste ano, o volume no varejo cresceu 1,2% em comparação com o mês anterior, e registrou os melhores patamares do setor nos últimos 21 anos. Ou seja: profissionais de vendas estarão em alta no varejo. E no mercado B2B, quem quer contratar para a área comercial já encontra dificuldades há meses.

Diante de um cenário interno tão promissor para vendedores, grande parte dos brasileiros, principalmente aqueles que perderam seus empregos ao longo da pandemia, se questionam diariamente: como devo proceder para mudar o meu rumo profissional? Se não sou um profissional com formação ou qualquer experiência na área de vendas, há possibilidade de entrar nesse mercado e alcançar novos rumos e expectativas?

Para Maucir Nascimento, especialista em growth, marketing e vendas e cofundador da Speedio (plataforma de Big Data para geração de leads B2B), a resposta é sim. “O boom de profissionais que buscam uma especialização e ingresso no mercado de vendas fez surgir uma série de cursos gratuitos que tratam desde como começar um processo de outbound do zero, como o dia a dia de um SDR (representante de desenvolvimento de vendas, na sigla em inglês, sales development representative) e o aperfeiçoamento de suas habilidades pessoais ou soft skills”, aponta o especialista.

Revolução silenciosa

Segundo Maucir, tais circunstâncias deram origem ao processo que ele chama de “revolução silenciosa” na educação e desenvolvimento profissional. Para o especialista, muitas pessoas que não tinham perspectivas de trabalho por falta de condições de investir em educação agora descobrem um universo de possibilidades. “Com muito pouco ou nenhum investimento financeiro, você tem acesso ao conteúdo que precisa para se tornar um ótimo profissional. A partir daí, o caminho está aberto, mas exige muita vontade, dedicação e foco nos objetivos”, frisa.

Quebra de paradigmas

De acordo com Jota Jr., ex-analista contábil e Closer da Speedio, os profissionais de vendas devem buscar ampliar seus conhecimentos através de bons livros e cursos online e não descuidar do networking. Criado em uma comunidade da periferia de Paulinia-SP, ele explica que até conseguir seu primeiro emprego , acreditava que não havia outra realidade além da que ele conhecia. Foi a partir de seu primeiro emprego, e dos estudos na faculdade, - que ele viu portas se abrirem e seus horizontes se ampliarem.

"Eu trabalhei mais de 10 anos na área financeira por meio de uma formação formal na área, mas foi por meio de treinamentos online que desenvolvi a minha verdadeira paixão, que são as vendas, e hoje sou super feliz fazendo o que faço". Diz Jota apaixonadamente, que passou por cursos como a Afro Academy, Outbound Sales e Reev..

Jota destaca que não só os muitos cursos que ele fez na internet,, livros como ‘Comece pelo porquê’, ‘Decifre e Influencie Pessoas’, ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, ‘Receita Previsível’, ‘Inteligência Social’, ‘Spin Selling’ e ‘Como vendedores utilizam a inteligência emocional’ para fechar mais negócios são excelentes fontes de consulta para quem está começando. Em paralelo, ele destaca que a jornada de autoconhecimento é fundamental para ingressar em vendas.

“Sair do setor financeiro e ter vindo para a área de vendas tem muito a ver com autoconhecimento. Entendi, por exemplo, que minha grande capacidade de estabelecer a comunicação e me relacionar bem com as pessoas são os meus pontos fortes e poderiam ser utilizados em meu favor nesse novo ciclo”, revela Jota.

Para Maucir, depois que a base de conhecimento estiver criada, é a vez de enfrentar o mercado e convencer futuros empregadores que a mudança de profissão é válida e que o conhecimento é sólido. Aí entra o papel dos empreendedores e gestores de RH em valorizar o talento e não um currículo condecorado.

“As pessoas são treináveis. O que eu, como contratante, preciso saber quais são as skills delas. O profissional é ético, comprometido e honesto? Se ele tem essas qualidades, a parte técnica eu ensino. Treinei gente suficiente tanto na Austrália quanto no Brasil pra saber que o que importa é a matéria prima ser boa. Ainda há muitos candidatos sendo selecionados em função de um currículo formal impressionante no mercado, mas esse paradigma está sendo quebrado, ainda bem”, diz Maucir.

Sobre a Speedio

A Speedio é uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B que tem como missão facilitar o trabalho de prospecção ativa/marketing outbound. A empresa utiliza ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial e robôs (crawlers) para captar, analisar e validar as informações.

O banco de dados da Speedio possui informações de milhões de empresas instaladas no Brasil. Ao todo, são mais de 70 filtros, com informações como atividade, localização, porte, número de colaboradores, faturamento real e estimado, telefones, e-mails e mais.

Através do sistema de Inteligência Comercial fornecido pela Speedio os departamentos de vendas das empresas podem encontrar mais rapidamente os decisores e focar em vender.
     
Sobre Maucir Nascimento

Bacharel em Marketing pela UNIFACS; Especialista em Growth, Marketing e Vendas; Empreendedor serial no Brasil e na Austrália, com atuação em diversas áreas e ênfase no setor de tecnologia; Cofundador da Speedio, plataforma de Big Data e IA para geração de leads B2B; Autor do livro "A Volta dos que Foram", um guia para pessoas que retornam ao país de origem após migração.
          
Sobre Jota Jr.

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIESP; Closer na Speedio, plataforma de Big Data e IA para geração de leads B2B; Idealizador e Coordenador do projeto For All Sunset e Forró da Cambirimba, projetos artísticos que promovem a popularização da cultura brasileira.

Acesse:

https://www.speedio.com.br/
https://www.facebook.com/speediobr
https://www.instagram.com/speediobr/
https://www.linkedin.com/company/speed-io/

Links de cursos gratuitos na área de vendas:

Outbound Marketing & Sales: https://academy.reev.co/courses/outbound-sales
Sales Development: https://academy.reev.co/courses/sales-development
Mindset e Soft Skills: https://academy.reev.co/courses/trilha-de-mindset-softskills

____________________________________________
Fonte e fotos: Comunicação Conectada
Expansão do mercado de vendas gera demanda por profissionais e aumenta oferta de cursos de especialização no setor Expansão do mercado de vendas gera demanda por profissionais e aumenta oferta de cursos de especialização no setor Reviewed by Empresas S/A on 14:21 Rating: 5

Nenhum comentário: