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A arte de fidelizar clientes: confira 3 dicas que podem gerar resultados reais e sustentáveis


CEO da Açaí Concept compartilha dicas para impulsionar seu negócio com a ajuda de clientes fiéis

O verdadeiro segredo do sucesso não está apenas em atrair novos clientes, mas em fortalecer o relacionamento com quem já consome seus produtos ou serviços. O comportamento do consumidor muda com o tempo, e acompanhar essas transformações é essencial para oferecer experiências cada vez mais alinhadas aos seus interesses. No setor de alimentação, isso não é diferente. Para Rodrigo Melo, co-fundador e CEO da Açaí Concept, rede global de franquias de açaí e cremes tropicais, inovar constantemente — seja em sabores, cremes congelados ou acompanhamentos — é fundamental para surpreender e fidelizar quem já conhece a marca.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de alimentação teve crescimento de até 16,1% em 2024, impulsionado por casas de açaí e sorveterias. “Fidelizar clientes é uma das estratégias mais eficazes para atrair novos. Quando uma marca mantém um bom relacionamento com seu público, transmite confiança, consistência e qualidade — ingredientes que impulsionam o famoso marketing “boca a boca”. E no mundo dos negócios, nada é mais valioso do que indicações genuínas para garantir um crescimento sustentável”, reforça o executivo.

Para quem quer fidelizar clientes, mas não sabe por onde começar, Rodrigo separou algumas dicas para colocar em prática no seu negócio, confira:

1. O atendimento ao cliente é uma prioridade

Há quem não volte a consumir um produto ou serviço pelo mau atendimento. Melhorar a experiência do cliente exige atenção a pontos-chave: conhecer bem o público e suas preferências, manter presença ativa nas redes sociais — com conteúdo frequente e canais de atendimento — e, principalmente, ouvir de verdade. Avaliar feedbacks com escuta ativa e mostrar que a opinião do cliente importa faz toda a diferença.

“O atendimento é o primeiro ponto de contato entre a empresa e o consumidor. Por isso, é essencial preparar a equipe para oferecer a melhor experiência possível. Investir em treinamento, suporte e customer success é parte desse processo”, destaca o CEO.

2. Invista em um ambiente agradável

Para que o cliente se sinta confortável e acolhido, cada detalhe do ambiente conta, desde a iluminação ao papel de parede, do cardápio à decoração. Tudo deve ser pensado para criar uma atmosfera que faça as pessoas se sentirem em casa.

“Crie um espaço que fique na memória do cliente. Assim, quando ele pensar em consumir algo que você oferece, sua marca será a primeira lembrança. Isso faz toda a diferença na hora de se destacar da concorrência. Use a criatividade para entrar no clima de datas comemorativas como Natal, Carnaval ou Halloween — essas interações leves encantam o público. Mas claro, sem perder a essência da sua marca”, aconselha Melo.

3. Surpreenda seus clientes

Quem não gosta de promoção? Investir em ações como essa, mesmo que pontuais, é uma maneira simples e eficaz de manter o consumidor engajado. Além disso, geram conexão emocional com a marca, e isso é o que muitos consumidores valorizam hoje.

“Um dos maiores erros no mercado gastronômico é deixar de investir em campanhas criativas para encantar o público. Pode ser uma promoção, um mimo para clientes frequentes ou até um gesto atencioso após uma reclamação. Não precisa ser nada grandioso. Quando é feito com cuidado e propósito, o impacto pode ser enorme”, destaca.

Sobre Açaí Concept

Fundada em 2014 pelos sócios Rodrigo Melo e Miguel Teixeira em Maceió (AL), é referência global na comercialização de açaí e cremes tropicais. Por meio da marca, os sabores do Norte brasileiro ganharam o mundo em países como Portugal, Estados Unidos, Equador, Suíça, Chile, Canadá, Emirados Árabes e Espanha. No Brasil está presente em 18 estados em que atuam com diferentes modelos de negócios: loja de rua, shopping, quiosque, container e também o de store in store, negociado a partir de parcerias estratégicas com redes de conveniência.

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Fonte e imagem: Markable Comunicação
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