Bem vindos!


Rio ganha 1º Centro de Treinamento 3D com simuladores de guindastes portuários do Brasil


A Sampling Planejamento aposta na tecnologia para formar profissionais para atuarem no setor marítimo, portuário e petrolífero. A empresa passa, na próxima semana, a utilizar o Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore,primeiro no Brasil com tecnologia 3D totalmente nacional desenvolvida pela empresa Virtualy. A área de treinamento funcionará na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, na Cidade Universitária. O local é destinado ao treinamento de pessoas que atuam no setor portuário. O lançamento do centro de treino será feito no dia 9 de dezembro (quinta-feira), às 16 horas, na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Cidade Universitária – Ilha do Fundão.

O cenário virtual conta com simuladores para operação em guindastes de diferentes modelos entre eles, Guindaste de Bordo, Portainer, Ponte Rolante, caminhões, além de um simulador de combate a incêndio. Os equipamentos emitem sons e condições meteorológicas baseadas em reproduções de ambientes dos portos brasileiros entre os quais estão o de Santos, do Rio de Janeiro e Portocel, no Espírito Santo.

Este centro abriga dois simuladores com projeção em cave (caverna digital) e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, os dois formatos servem como base para operar diferentes modelos de guindastes entre eles,Guindaste de Bordo, Portainer, Ponte Rolante e caminhões. A tecnologia comercializada pela Virtualy foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE e tem Atestado de Exclusividade de Produção Nacional, emitido pela ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

O espaço poderá ser usado por empresas operadoras de portos e fabricantes de guindastes para o treinamento de mão-de-obra qualificada. O treinamento no ambiente portuário e offshore é importante, principalmente, para garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais serem feitos no próprio equipamento real ou fora do Brasil, como atualmente acontece.

Algumas aulas serão feitas por instrutores da Sampling Planejamento em etapas teóricas e práticas. As aulas teóricas englobam definições das atividades, responsabilidades, legislação vigente, programa de proteção respiratória, identificação dos espaços confinados, identificação e controle de riscos, funcionamento de equipamentos, uso de equipamentos de proteção individual, noções de primeiros socorros, entre outros. Já nas aulas praticas os alunos aprendem a utilizar os equipamentos, simulam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões como manipulação da carga, carga e descarga de navio, condicionamento em situações de emergência e condições adversas de clima, entre outros.

Fundada em 1993, a Sampling Planejamento possui certificações e reconhecimentos como a NORMAM 24, da Marinha do Brasil, OSHAS 18001 e ISO 14001 da BVQI, Licença de Operação da FEEMA, Prêmio Qualidade Brasil 2009, Prêmio Qualidade América do Sul 2009, Prêmio Top of Quality 2009 e Latin American Quality Awards.

Modelos de guindastes para operações no simulador:

SIMCRANE - SIM32 (Guindaste de Bordo) O SIM32 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo de Bordo. O guindaste de bordo é um equipamento utilizado nos navios que se destinam à operação de embarque e desembarque de contêiner e cargas.

SIMCRANE - SIM40 (Portainer) O SIM40 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Portainer, equipamento destinado à operação de embarque e desembarque de contêiner.

SIMCRANE - SIM35 (Ponte Rolante) O SIM35 é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Ponte Rolante.

SIMCRANE - SIM Offshore - O SIMOffshore é um simulador de guindaste para o treinamento de operações em equipamentos do tipo Offshore.

SIMTRUCK - Um simulador de caminhão para o treinamento de mão de obra especializada. Este equipamento se adapta, também, a treinamento de reach stacker, empilhadeira de grande porte.

Serviço:
Inauguração do Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore
Data: 9 de dezembro (quinta-feira), as 16h
Local: Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Rua Hélio de Almeida s/n - Cidade Universitária – Ilha do Fundão
Mais informações: (21) 2495-2401


Matéria enviada por:
Mark Assessoria & Comunicação
Letícia Signorelli - Apoio
Hanriette Soares - Diretora de Comunicação
Escritórios:
São Paulo - Av. Brigadeiro Faria Lima, 628 - Conjunto 23 - Jardim Paulistano - CEP 01452-913 - Tel.: (11) 3438-4006
Rio de Janeiro - Av. das Américas, 1650 - Bloco 04 - Sala 304 - Barra - CEP 22640-101 - Tel.: (21)  2495-2401/3087-7246/3247-5605/7843-7335/Rádio 32*10774
Rio ganha 1º Centro de Treinamento 3D com simuladores de guindastes portuários do Brasil Rio ganha 1º Centro de Treinamento 3D com simuladores de guindastes portuários do Brasil Reviewed by Empresas S/A on 08:53 Rating: 5

2 comentários:

  1. O telefone da Virtualy está errado.
    O telefone correto é 21 3733-1818. Estive lá e é realmente impressionante, a tecnologia dos caras. Os simuladores são fora de série, parecem os que tem na Europa e EUA. Conheci alguns já.
    Estão de parabéns. Dá orgulho de ser brasileiro, essas horas.

    ResponderExcluir
  2. Visitei o centro de treinamento 3D e vi o simulador portuário,impressionante mesmo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir