Bem vindos!


Coach: a profissão do futuro?


A fim de promover o aperfeiçoamento nesta área, já existem ótimos cursos de pós-graduação em coaching
Você sabe exatamente como é o trabalho e a importância de um coach? Com uma expansão cada vez maior no mercado mundial, a profissão de coaching ou consultor de carreiras, como é o termo denominado aqui no Brasil – onde este trabalho vem se expandindo – movimenta bilhões por todo o mundo. A procura por vagas nesta área cresce a todo o momento e a busca por coaches qualificados também. Por isso já existem instituições que oferecem cursos de treinamento e até mesmo pós-graduação em coaching.

O coach pode ser definido como um profissional que presta auxílio ao seu cliente para que este possa aprender a desenvolver suas competências e melhorar suas fragilidades para alcançar suas metas.

Para Gustavo Oliveira, Docente e Coordenador do Programa de MBA em Coaching do grupo IPEC – FAPPES, a estabilização da economia brasileira permitiu que um maior número de pessoas se capacite para o mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes. No entanto, muitas buscam um ponto seguro de partida para se aprimorarem e veem na assistência do coach o auxílio ideal, o que justifica a expansão desta carreira.

Quanto à existência de profissionais qualificados para atuarem como coaching, o professor diz que as oportunidades são muitas e sairá na frente quem conseguir maiores vantagens competitivas como diferenciais para geração de valor. “Para isso, o ensino é um atalho estratégico e um grande diferencial de currículo, mas não apenas isso, é um elemento norteador da boa prática”, relata.

Entretanto, a demanda pela capacitação de consultoria de carreiras já está muito além do número de cursos preparatórios que o Brasil oferece na área.

Com o objetivo de aperfeiçoar os estudantes neste ramo, a FAPPES oferece, desde a metade do primeiro semestre de 2012, cursos de pós-graduação em coaching com menos de um ano de duração, modalidade lato sensu, categoria MBA – Master in Business Administration.

“Nós trabalhamos com a análise exploratória de estudos de casos de Harvard, a partir da aplicação do modelo teórico-prático nas exposições dialogadas, na troca de informações e ainda do networking em sala de aula, bem como os exemplos baseados em vivências de lições aprendidas, que enriquece este cenário acadêmico”, relata Gustavo.

A ideia de oferecer cursos de consultor de carreiras surgiu a partir de uma parceria feita entre a instituição acadêmica e a SBC (Sociedade Brasileira de Coaching) – pioneira do ramo no Brasil e considerada o maior Centro de Referência e Excelência em coaching, sendo a única no país a possuir cursos com metodologia exclusiva, reconhecida nacional e internacionalmente – cujos métodos são aplicados nas aulas da FAPPES.

A empresária Mariza Honorio do Carmo, que também atua com qualidade de vida em empresas, saúde integral e massagem, está cursando MBA em Coaching na FAPPES e diz ter escolhido a profissão por se tratar de um mercado promissor que além de muito valorizado no mundo, ganha cada vez mais espaço.

“Os treinamentos recebidos na SBC em relação à formação do coach propiciam uma formação integral da carreira que, aliada com o módulo de gestão de negócios da FAPPES, me propiciam uma visão horizontal, que me permite atuar com qualquer profissional, grupo de executivos, entre outros”, completa Mariza Honorio.

Para Gustavo Oliveira, o curso de MBA em Coaching vem se otimizando cada vez mais e é essencial para que o profissional possa se destacar no mercado: “O modelo tem vasta abrangência, mas precisava de aprofundamento no segmento de pesquisa, com novos ensaios, testes, experimentações que a partir de agora encontram novo campo de visão, alinhados às práticas institucionais de crescimento e fortalecimento das carreiras e das pessoas”.

Diante do número de empresas que surgem a todo o momento tentando se estabilizar no mercado, a exigência de consultores que possam auxiliar os empreendedores, por exemplo, que se lançam para o mundo dos negócios cheios de incertezas, só tende a aumentar fazendo com que o trabalho do coaching seja cada vez mais valorizado. E na acirrada disputa pelas vagas desta profissão, só permanecerão no mercado os profissionais realmente preparados, que se especializaram na área.

A faculdade FAPPES pertence ao grupo IPEC – Instituto Paulista de Educação Continuada. Mais informações: (11) 3112-1550 / www.fappes.edu.br

______________________
Fonte: Lucky Assessoria - www.luckyassessoria.com.br
Coach: a profissão do futuro? Coach: a profissão do futuro? Reviewed by Empresas S/A on 10:53 Rating: 5

3 comentários:

  1. Muito boa a matéria, quem a escreveu? Não tem nome...

    ResponderExcluir
  2. Pretendo compartilhar esta matéria, mas somente o faço quando existe autoria (pessoal), não compartilho matérias apócrifas.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, a autoria da matéria é da Lucky Assessoria - www.luckyassessoria.com.br. Está no final da notícia. Nós do Empresas S/A somente publicamos artigos, notícias, dicas, etc, com autorização e identificando autores e/ou fontes. Obrigada!

    ResponderExcluir