Bem vindos!


Por que ter um contador de confiança?


Espírito empreendedor é, definitivamente, requerimento básico no mundo dos negócios no século XXI. Nada é mais valorizado nos dias atuais do que empresários de sucesso que, com coragem e inteligência, aventuram-se no seu próprio negócio e se tornam referência no mercado. Inteligência, esta é a palavra. Para que o seu negócio dê certo, é necessário planejamento, avaliação de resultados e, sobretudo, sabedoria na hora de decidir e investir. E um dos principais responsáveis pelo auxílio a estes procedimentos é o contador: o assessor que avalia e cuida de seus rendimentos, lucros, despesas e obrigações fiscais e, com isso, sabe direcionar seu negócio da melhor forma, equilibrando as finanças.

É o contador que cria as planilhas de pagamentos dos impostos, e que sabe avaliar qual regime tributário melhor se encaixa para sua empresa. É ele quem cuida da abertura e fechamento do negócio, elabora holerites, atenta-se às normas e leis tributárias, além de zelar pelo patrimônio e aconselhar o empresário de forma que o negócio possa prosperar e ganhar credibilidade.

Nota-se que o serviço contábil, portanto, é essencial para quem pretende se lançar como empreendedor. O sucesso está aliado ao serviço deste profissional. Porém, algumas vezes existe insatisfação, principalmente dos pequenos e médios empresários, em relação aos seus contadores. As razões para o descontentamento são várias: comunicação ineficaz com o contador; falta de conhecimento das leis tributárias (o que pode colocar o empresário em situação de dependência, já que pode não compreender totalmente a complexa legislação); burocracia dos processos contábeis – o que faz com que o contador ocupe seu tempo em apenas controlar e regularizar a situação fiscal da firma, ao invés de orientar estrategicamente com base nos dados fornecidos pelo cliente.

Sendo mais suscetível às oscilações do mercado e muitas vezes dispondo de baixo capital (tornando qualquer erro administrativo fatal), o pequeno empresário é o mais afetado quando o serviço contábil é inadequado. Isso pode desanimar àqueles que pensam em abrir sua própria empresa, pois, além dos empecilhos burocráticos – dificilmente resolvidos por quem é leigo no assunto – há a desconfiança e medo de se investir em bons contadores. O preço do mercado pode ser cruel, e fora de orçamento para quem está começando.

Se este é o seu caso, não desista! O serviço contábil é extramente importante, não somente para avisar datas de pagamentos e de valores de impostos, mas para ajudá-lo a organizar sua administração e aconselhá-lo de como valorizar e cuidar do patrimônio de sua empresa. Procure sempre manter contato com seu contador, e peça ajuda quando tiver dúvidas. Procure pedir-lhe explicações sobre a legislação vigente, bem como esclarecimentos de todos os pagamentos que realizou. Também exija análises e comprovantes e faça balanços mensais de seus lucros e despesas. Quem sabe melhor cuidar de seu serviço é você mesmo, e o contador deve auxiliá-lo nessa missão.

Por fim, mas não menos importante: há profissionais competentes que investem em novas plataformas, totalmente digitais, melhorando o serviço contábil, diminuindo gastos (como papéis, corridas de motoboys e armazenamento de arquivos) e facilitando o contato entre contador e cliente. Para pequenas empresas, contrate contadores especializados neste tipo de mercado: além de maior dedicação e experiência, eles farão cobranças cabíveis à sua realidade. Pesquise, peça referências. Com certeza, você encontrará um contador que prestará um ótimo serviço, a um preço justo.

Seja empreendedor. Faça a diferença. E tenha ao seu lado alguém que controla e protege seu patrimônio, garantindo assim o seu sucesso! Acredite, vale a pena.
_______________________
Autor: Matthias Gösch é Diretor e sócio da ContLight, escritório de assessoria contábil voltado para pequenas empresas (http://www.contlight.com.br)
Fonte: Lucky Assessoria -
www.luckyassessoria.com.br
Por que ter um contador de confiança? Por que ter um contador de confiança? Reviewed by Empresas S/A on 06:24 Rating: 5

Nenhum comentário: