Bem vindos!


Quem o mercado procura?


Estudo da Michael Page traça perfil do executivo procurado pelas empresas na América Latina

A Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento executivo associada ao PageGroup, realizou uma pesquisa traçando um perfil das demandas mais frequentes do mercado de trabalho de executivos na América Latina. O estudo considerou 1.580 ofertas de emprego trabalhadas pela empresa no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile no primeiro semestre de 2013.

“O material é um retrato fiel do que os países que estão contratando buscam nesse momento. “Estamos falando de um universo amplo. São demandas de praticamente todos os setores da economia que já iniciam um processo de retomada nas contratações de no segundo semestre e em 2014”, afirma Sergio Sabino, diretor de marketing e planejamento comercial do PageGroup para a América Latina.

FORMAÇÃO

Os engenheiros são os profissionais mais procurados no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Vale ressaltar que nesse universo incluem-se profissionais do setor de construção e industrial, com destaque para o setor de Oil&Gas.

Na área de tecnologia, a Colômbia encabeça a lista de demanda com 13%, seguidos do Brasil com 8%, Chile 7%, Argentina 5% e México 4%. Enquanto que a administração de empresas, é grande o foco em todos os países pesquisados, sendo exigência em 28% das vagas publicadas na Colômbia e na Argentina, 27% no México e 25% no Brasil.

Formação
Tecnologia
Engenharia
Administração
Brasil
8%
37%
25%
México
4%
10%
27%
Chile
7%
18%
17%
Colômbia
13%
28%
28%
Argentina
5%
34%
28%
 
A exigência de formação está de acordo com o que foi levantado no mesmo estudo realizado em 2012, com forte procura de engenheiros, principalmente no Brasil, explica Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup.

IDIOMAS

O inglês é exigido em mais de 50% das vagas abertas no site da Michael Page no Brasil. Nos outros países pesquisados, a exigência em relação ao conhecimento de um segundo idioma é igualmente grande e maior em alguns casos.   
   
Inglês
 
Argentina
66%
Colômbia
63%
Brasil
51%
México
47%
Chile
47%
 
No Brasil, 6% das oportunidades publicadas exigem domínio do espanhol. Nos países de lígua espanhola, por sua vez, não é necessário que os profissionais tenham domínio do português (em nenhum país a exigência ultrapassou 1%).

Espanhol
 
Brasil
6%
 
Português
 
México
1%

PÓS-GRADUAÇÃO OU MBA?

Ao contrário do que foi percebido no mesmo estudo realizado no segundo semestre de 2012, o MBA tem sido mais exigido em vagas de gestão do que a pós-graduação específica em uma área de formação.

No Brasil, 10% das vagas publicadas exigem a formação, enquanto que no México o número ultrapassa os 15%.

O Brasil, dos países pesquisados, é o que mais exige que os profissionais estejam além da graduação, com 7% exigindo formalmente a pós-graduação nas vagas publicadas.
 
Pós-graduação
 
Brasil
7%
México
1%
Chile
0%
Colômbia
0%
Argentina
3%
 
MBA
 
Brasil
10%
México
15%
Chile
4%
Colômbia
5%
Argentina
2%

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

O estudo da Michael Page também procurou avaliar as habilidades de comportamento mais valorizadas pelas empresas na hora de contratar os seus profissionais. 
 
No Brasil, gestão de pessoas e relacionamento interpessoal são as habilidades mais visadas nas oportunidades publicadas (os itens aparecem em 43% e 31% das vagas disponíveis, respectivamente).

Capacidade de execução é a habilidade comportamental mais visada na Colômbia (89% das oportunidades exigem isso dos profissionais).

Liderança e foco em resultados são destaque na Argentina (28%).

No México, foco em resultados (20%) e liderança (17%) são as habilidades mais visadas.

No Chile, gestão de pessoas é o item mais procurado como habilidade comportamental nas oportunidades disponíveis (30%).

Habilidades
Gestão
Liderança
Foco em Resultados
Capacidade de Execução
Relacionamento Interpessoal
Brasil
43%
19%
12%
9%
31%
México
13%
17%
20%
7%
10%
Chile
30%
21%
21%
9%
6%
Colômbia
15%
23%
23%
89%
4%
Argentina
30%
28%
28%
5%
6%
  
______________________
Fonte: Conteúdo Comunicação
www.conteudonet.com
www.facebook.com/michaelpagebr
www.twitter.com/michaelpagebr

Quem o mercado procura? Quem o mercado procura? Reviewed by Empresas S/A on 10:47 Rating: 5

Nenhum comentário: