Bem vindos!


Dicas para aprender a manipular e convencer


Há inúmeras técnicas simples para convencer e manipular as pessoas mentalmente. A personal coach Marie-Josette Brauer dá algumas dicas para ajudar você conquistar seus objetivos

Saber convencer pessoas durante uma conversa ou argumentação requer habilidade. Marie -Josette Brauer, psicóloga e coaching com mais de 46 anos de experiência profissional, mostra algumas técnicas de indução de resultados que podem auxiliá-la nas tarefas diárias.

Por exemplo, quando precisar de um favor, utilize a palavra “porque”, depois do pedido. Se você tiver na fila do supermercado, recorra ao caixa para ser atendido rapidamente explicando, “porque você tem que voltar ao trabalho”. Nós todos precisamos explicar os acontecimentos de uma maneira lógica. Um estudo da psicóloga americana Ellen Langer demonstra que 93% das pessoas aceitariam um pedido com justificativa. Segundo Marie, a formula é simples, basta dizer: “Desculpe, posso passar pelo caixa na sua frente porque estou com pressa”.
Outra técnica infalível, que também utiliza o raciocínio lógico, é o uso de estatísticas durante o argumento. Colocar uma porcentagem numa afirmação aumenta consideravelmente seu peso e sua credibilidade. A porcentagem torna-se uma referência e dá a ideia de precisão. Exemplo: “94% dos usuários do metrô estão satisfeitos”.
Técnicas de manipulação mental nem sempre são complicadas. Não exigem frases feitas, nem experiência em vendas. As técnicas de convencimento utilizam:

- a facilidade,
- o prazer,
- a eficiência,
- a rapidez

Marie-Josette chama uma das técnicas que “kit sim”. O objetivo nesse caso é fazer ao interlocutor o máximo de perguntas induzindo a resposta “sim”, antes de fazer o pedido final.Assim você consegue preparar o estado de espírito da pessoa para oferecer o mínimo de resistência no momento decisivo. Por exemplo, vamos supor que você deseja ir a praia, mas precisa convencer sua amiga.

Confira como deve ser sua argumentação:

- Hoje está muito calor,não acha?
- Sim, está bem quente.
- Não seria bom conseguirmos nos refrescar e aproveitar esse tempo bom?
- Sim, seria ótimo.
- Que tal irmos para a praia no final de semana?
- Sim!

É lógico que é preciso ser discreto e fazer as perguntas de uma maneira muito elegante. As conversas nem sempre são simples e esquematizadas. Mas esses são exercícios que ajudam na hora de conquistar algo.

“Sim”, você pode praticar a manipulação mental em seus argumentos!
______________________
Fonte: Marie-Josette, doutora em Filosofia e Psicologia, com 46 anos de experiência profissional.É presidente-fundadora do Innovation Coaching Center e, atualmente, concentra sua vasta experiência em trabalhar com líderes, executivos, mulheres, seniores, high potential e jovens da geração Y, através de atendimento individual ou em grupo, workshops, treinamentos, palestras sobre manipulação e persuasão, artigos, internet.
Assessora de Imprensa - Luna Comunicação
Dicas para aprender a manipular e convencer Dicas para aprender a manipular e convencer Reviewed by Empresas S/A on 10:19 Rating: 5

Um comentário:

  1. Seria melhor se o artigo trocasse o termo "manipulação mental" por "persuasão".

    ResponderExcluir